São João do Oeste participa do XII Encontro da CAAL

Entre os dias 24 a 27 de Setembro, foi realizado em Nova Petrópolis o XII CAAL – Encontro das Comunidades Alemãs da América Latina – que discute origem, difusão, migração, língua, dialetos, cultura, tradição, festas, dificuldades, perseguições, guerras, entre outros assuntos. São seis países que tradicionalmente participam do evento: Brasil, Venezuela, Paraguai, Chile, Argentina e Peru. Do Brasil participaram diversos estados: Santa Catarina, Espirito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

O Município de São João do Oeste participa destes encontros há seis anos e desta vez foi representado pelo secretário de Administração Vitus Ritter e pelo Diretor do Termas São João, Nilo Wirth. São João do Oeste é a Capital Catarinense da Língua Alemã pela Lei Estadual n° 6.467 de 2008, criou a Deutsche Woche em 2009 e se destaca pela manifestação e atividade de diversos grupos culturais como os coros mistos e de vozes masculinas, grupo de danças alemãs, clube de patinação, banda de sopro, orquestra de violões além de aulas de alemão no currículo escolar, entre outras.

Para o Diretor Presidente do Termas São João, Nilo Wirth, que vem participando há vários anos destes encontros, o evento proporciona uma grande oportunidade de divulgar a nossa região e o município tanto no aspecto cultural, belezas naturais, bem como o parque de águas termais. O município através do Secretário de Administração, Vitus Ritter protocolou junto à comissão organizadora do evento, um ofício assinado pelo Prefeito Sérgio Theisen que participou do encontro no Chile em 2011 e é grande incentivador da Cultura Alemã, colocando o município à disposição para sediar o evento em 2015 ou 2016 em conjunto com o município de Itapiranga em época de Oktoberfest, para trazer à região os principais defensores e articuladores da Língua Alemã.

‘A nossa região está crescendo muito e de forma integrada inclusive no turismo onde temos diversos atrativos a serem explorados como as igrejas, os pórticos de entrada, o berço nacional da Oktoberfest, as flores, monumentos históricos, arquitetura germânica, a grande produção agropecuária e o extraordinário parque de águas termais’ – destaca Nilo, que também valoriza a participação nestes eventos pelos retornos alcançados através de visitas de turistas do Chile, Argentina, Paraguai, além de diversos estados Brasileiros a São João do Oeste e região.