Torneio Escolar de Xadrez é realizado no município

O ensino do xadrez é parte integrante dos conteúdos da disciplina de Educação Física em toda a Rede Municipal de Ensino de São João do Oeste.

Diversos estudos de grandes universidades do mundo inteiro garantem que são inúmeras as vantagens da prática do xadrez, mas as mais lembradas e verificadas são o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, atenção e concentração, memória e a criatividade.

Para incentivar ainda mais a prática do xadrez, a Secretaria de Educação promove anualmente o Torneio Escolar de Xadrez, com a participação de alunos do 3º, 4º e 5º anos da Rede Municipal e Estadual de Ensino.

Este ano, foi realizada a 4ª edição do torneio, no dia 13 de novembro, na Sede da ASJOESTE. Os alunos disputaram as primeiras colocações divididos em categorias que foram: 3º ano masculino e feminino, 4º ano masculino e feminino e 5º ano masculino e feminino.

A disputa iniciou no turno matutino e encerrou no turno vespertino, sendo que a Secretaria ofereceu lanche e almoço aos participantes.

De acordo com o Prefeito Municipal Sérgio Theisen, a oportunidade de aprender o jogo na escola é recente, por isso os alunos devem aproveitar estes ensinamentos e progredir sempre mais.

A Secretaria de Educação agradece aos professores Claunei Weber, Fernando Grasel, Karoline Ertel e Siamara Meier, que, sob a coordenação do primeiro, acompanharam todo o torneio e treinaram com os alunos nas respectivas escolas. Um agradecimento especial também às servidoras Isolde Theobald e Bernadete Follmann, que cuidaram do lanche e fizeram o almoço aos estudantes.

Parabéns a todos os competidores, pois independente do resultado obtido, todos são vencedores.

Confira no anexo a classificação do torneio: