Professores municipais participam do 3° Seminário Regional do PNAIC

Na manhã de segunda-feira, dia 23 de novembro, foi realizado o 3º Seminário Regional do PNAIC, na cidade de Tunápolis, com o objetivo de divulgar e consolidar os debates da formação do PNAIC no ano de 2015.

O evento aconteceu no Centro de Cultura e contou com a participação de Autoridades políticas e educacionais, Professores, Orientadores de Estudo e Coordenadores do PNAIC dos municípios que integram a SDR de Itapiranga: Iporã do Oeste, Itapiranga, Santa Helena, São João do Oeste e Tunápolis.

São João do Oeste participou com todos os professores, direções e profissionais técnicos da Rede Municipal de Ensino, desde a Creche até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Na oportunidade, a Secretária de Educação Silvane Baumgarten, representando os Secretários de Educação da Região, fez seu pronunciamento, enaltecendo as ações benéficas que o Programa trouxe para a realidade educacional dos municípios. “O PNAIC veio preencher uma lacuna que existia nos Programas de Formação Continuada dentro dos municípios, pois além da formação, outras vertentes contribuíram para a prática pedagógica dos alfabetizadores: os materiais didáticos e pedagógicos disponibilizados pelo FNDE, a proximidade com as Instituições de Ensino Superior e as avaliações dos alunos, professores e instituição escola”, destacou Silvane.

Os participantes foram agraciados com apresentações culturais e palestra com a Professora Dra. Rosângella Pedralli da Universidade Federal de Santa Catarina, que desenvolveu o tema “A alfabetização na perspectiva do letramento: a centralidade da formação continuada para o agir docente”.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade ou ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

A formação pelo PNAIC iniciou em 2013, abordando a Alfabetização com ênfase na Língua Portuguesa, com 120 horas de estudos presenciais, estudos à distância e aplicação prática dos conteúdos. Em 2014, o foco foi a Alfabetização Matemática, com 160 horas. Em 2015, os estudos deram ênfase para Alfabetização e Letramento através do Ensino Interdisciplinar, somando 80 horas de formação. A expectativa é que o programa tenha continuidade em 2016.