São João do Oeste sedia Seminário Regional de Danças Folclóricas Alemãs

Terá início nesta quinta-feira, 04/02, o Seminário Regional de Danças Folclóricas Alemãs nas dependências do Centro Educacional São João. O evento, promovido anualmente pela LAAOSC – Liga das Associações Alemãs do Oeste de Santa Catarina, visa o repasse e ensino de novas danças aos coordenadores dos grupos de danças existentes nos municípios do Oeste de Santa Catarina.

O curso se estenderá até domingo, 07/02, com programação envolvendo atividades de danças nos períodos matutino, vespertino e noturno. Serão 36 horas envolvendo o aprendizado de novas coreografias, bem como, um envolvimento mais aprofundado com o conhecimento da cultura e tradição dos grupos folclóricos alemães. São 65 coordenadores se aprimorando para fortalecer seus respectivos grupos nas suas cidades.

Na edição deste ano, pela primeira vez, o curso contará com professores vindos da Alemanha. Trata-se do casal Landulf e Silvia Jäger, provindos da cidade de Erlangen, localizada aproximadamente 200km ao norte de Munique.

O casal, juntamente com sua filha Johanna, de sete anos, se encontram no Brasil desde o início de janeiro, onde ministraram três cursos de danças em Gramado/RS. Durante o último final de semana, chegaram a Itapiranga, onde participaram de alguns eventos e conheceram os atrativos turísticos.

Desde segunda-feira, 01/02, os professores estão em São João do Oeste, sendo recepcionados pelos dançarinos do Liebe Zum Tanz, conhecendo os principais pontos turísticos da cidade e do interior, visitando o gabinete do prefeito e se entrosando com a cultura local.

Sábado, dia 06 de fevereiro, o público terá a oportunidade de acompanhar o resultado desses dias de formação. Será realizado um Show Cultural com início às 20h00min na praça. Na oportunidade, os coordenadores participantes do curso, estarão se apresentando para a comunidade regional através das danças repassadas durante o curso. Ampliando o leque cultural, ainda terá a apresentação da Orquestra Clave de Sol e da Banda Municipal. O evento contará com estrutura de copa e cozinha com venda de chopp e lanches.

Como anfitrião do Seminário em 2016, o Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz conta com o apoio da Associação Cultural Alemã de SJO e da administração municipal de São João do Oeste para a organização deste evento.