Conselho de Alimentação Escolar do município analisa PNAE

Na tarde do dia 07 de junho, em uma das salas do Centro de Pastoral, reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de São João do Oeste, para análise e verificação de diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e novas orientações do CECANE e FNDE para a correta execução do Programa.

Inicialmente, foram verificados os recursos financeiros provenientes do Programa Nacional e a contrapartida do município, além do investimento em aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar. Para essa análise, foram utilizados dados referentes ao ano de 2015 e observados que 69,55% dos recursos investidos na alimentação escolar dos alunos da Rede Municipal são provenientes de recursos próprios da Prefeitura e 30,44% do montante de recursos oriundos do Governo Federal.

Também foram repassadas informações aos Conselheiros acerca do IV Seminário da Alimentação Escolar, realizado em Florianópolis, no período de 23 a 25 de maio do corrente ano, e que teve a participação da Nutricionista do município Fabíola Maldaner e da Secretária de Educação Silvane Baumgarten.

Silvane relatou que participou da oficina direcionada ao CAE, onde foram reforçadas as atribuições e a importância do Conselho no acompanhamento e monitoramento do Programa nos municípios.

Fabíola participou da oficina de educação alimentar e nutricional e explicou a necessidade de adequar algumas práticas pedagógicas relacionadas à alimentação saudável.

Outro assunto pertinente que foi socializado foi a reunião técnica realizada pelo CECANE, em Itapiranga, onde teve a participação da Nutricionista, a integrante do CAE Rosilei Bruxel Anschau e do Diretor de Compras Vanei Ritter.

O encontro com o CECANE oportunizou o conhecimento de novas normas legais na condução do PNAE pelas Prefeituras e reforçou a importância da participação do CAE neste processo.

Também contribuiu para reforçar a importância da aquisição de no mínimo 30% dos recursos do PNAE na Agricultura Familiar, sendo que, ficou constatado que o município adquiriu, em 2015, o montante de 60,11%, em gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar, através de Chamada Pública.

A Secretária de Educação Silvane, reforça que o maior objetivo do PNAE é a oferta de refeições saudáveis aos educandos com o propósito de desenvolver sua aprendizagem, melhorar seu rendimento escolar, seu desenvolvimento psicossocial e a formação de práticas alimentares saudáveis e a participação do Conselho é imprescindível para a consecução deste objetivo.