Notícias

Epagri realiza Seminário Regional sobre sustentabilidade na produção de leite

Foi realizado no dia 09 de junho, o Seminário Regional sobre Sustentabilidade na Produção de Leite, na Linha Cristo Rei, São João do Oeste. O evento envolveu 6 municípios da região: Belmonte, Iporã do Oeste, Itapiranga, São João do Oeste, Santa Helena e Tunápolis, tendo o apoio das respectivas Secretarias Municipais de Agricultura, e contou com bom público – mais de 250 participantes. O seminário iniciou pela manhã com pronunciamento de autoridades e durante o dia teve palestras e depoimentos sobre produção leiteira. Nesse seminário, organizado por meio da Epagri, tendo apoio financeiro do Programa SC Rural, aconteceram debates para redução de custos com melhor utilização dos insumos e ferramentas disponíveis nas propriedades. O palestrante foi o Engenheiro Agrônomo da Epagri, Carlos Otávio Mader Fernandes.  

Conforme o extencionista rural da Epagri de São João do Oeste, Jorge Schroeder, o evento foi importante principalmente pela questão da difusão do sistema de produção de leite preconizado pela Epagri, facilitando os trabalhos de extensão do dia a dia. O seminário foi motivador para os que já trabalham nesta linha de produção à base de pasto e para os demais refletirem, e de certa forma, quebrarem paradigmas, principalmente aqueles agricultores que utilizam grandes quantidades de ração e silagem. Ainda, foi relevante a abordagem do tema e a relação que o palestrante fez, sobre o sistema de criação de terneiras X vaca do futuro. Também foi apresentada a URT da família de Aloísio e Rosani Schabarum, de Linha Cristo Rei – São João do Oeste, com dados reais de uma propriedade que há 3 anos vem sendo acompanhada pela Epagri e que segue os princípios que foram abordados no seminário. Para esta família, inclusive, o seminário também foi muito importante, pois serviu de incentivo, dando mais confiança para que continuem aumentando a área de pastagem perene com piqueteamento, já que saíram de lá (palavras deles) mais convictos de que a direção tomada está certa.

Em seu discurso o Secretário Executivo da ADR Itapiranga, Miguel Schneider, disse que o Estado vive um bom momento e ocupa lugar de destaque na cadeia leiteira nacional. Acredita que, em muitas propriedades talvez seja necessário rever o sistema de produção para reduzir custos e poder ser mais competitivo. Segundo o Secretário, nesse contexto todo, cresce a importância de o Estado poder manter o Programa SC Rural. Conforme Miguel, o Governo está trabalhando para dar sequência aos trabalhos com a criação do novo SC Rural. Informa que, no atual programa, ainda em execução, o Governo do Estado investiu R$ 660 milhões e beneficiou mais de 11 mil famílias rurais.   

Para o extencionista da Epagri de Itapiranga, Marcelo Rohden, a avaliação do seminário é positiva em função da expressiva participação de público e a importância dos temas tratados. “Interessante observar que os dados de pesquisas em propriedades rurais demonstraram que nem sempre os maiores volumes de leite produzidos significaram os melhores resultados financeiros ao produtor”.  

O evento também evidenciou o melhor uso da mão de obra com instalações adequadas para possibilitar o maior número de animais e menor necessidade de trabalhadores. Durante a abertura, fizeram uso da palavra o Secretário Executivo da ADR Itapiranga Miguel Schneider, o Prefeito de São João do Oeste Sérgio Luís Theisen, o Secretário de Agricultura de São João do Oeste Roberto Paulo Rambo e o Secretário Executivo Regional do Programa SC Rural Mateus Luiz Seganfredo.