Secretário Vitus Ritter cobra solução para cirurgias eletivas e atendimento de Referência

Durante o encontro na Capital do Estado, o secretário cobrou uma solução para a longa fila de espera de cirurgias via SUS. Também pediu para que mais especialidades sejam trazidas para nossa região: “Não podemos aceitar fazer o transporte de pacientes, mais de 1.500 km. Muitas vezes o paciente em 5 minutos já fez sua consulta e está pronto para retornar”, enfatiza Ritter.

Secretário Vitus Ritter, comente sobre sua participação em reunião na capital do estado;

VITUS RITTER – Participamos nos dias 22 a 24 de março, em Florianópolis, de um Encontro Estadual com o objetivo de aprimorar conhecimentos sobre as políticas públicas e conjuntamente cobrar ações mais eficientes do Estado nos diversos setores da área. Teve a presença de importantes autoridades do Ministério da Saúde que vieram de Brasília, além de representantes da Secretaria Estadual, entre eles, o próprio secretário de Estado da Saúde.

Sabemos que muitos munícipes são transportados para atendimento de referência na Capital do Estado. O município leva estes pacientes para tratamento em Florianópolis. É possível trazer este atendimento de referência mais próximo a SJO e assim facilitar o deslocamento destes pacientes, Vitus?

VITUS RITTER – Este foi um dos assuntos em pauta na reunião. Principalmente a nossa região que está tão distante da capital. Aproveitando a presença do Secretário de Estado da Saúde, nós questionamos o porquê destas referências médicas estarem todas na capital. Não podemos aceitar fazer o transporte de pacientes, mais de 1.500 km. Muitas vezes o paciente em 5 minutos já fez sua consulta e está pronto para retornar. Este transporte tão distante não vem ao encontro de um bom atendimento para quem tem problema de saúde. Além disso, onera muito os cofres públicos. E há hospitais do estado em nossa região, como em São Miguel do Oeste e Chapecó e por isso, cobramos do Secretário para que estude a viabilidade de o quanto mais especialidades médicas possam ser trazidas para perto da nossa população.

Cirurgias eletivas – nós temos uma grande fila de espera via SUS, o assunto é polêmico, porém, busca-se encaminhamentos. Secretário Vitus, já temos uma solução, um caminho para resolver a questão das cirurgias eletivas?

VITUS RITTER – Muitos munícipes estão no aguardo e não é correto eles esperarem tanto tempo para que possam fazer o procedimento necessário. Essa é uma questão que me empenho muito para que a gente possa facilitar isso aos nossos pacientes. O próprio Hospital Regional de SMO anunciou que tem mais de 3 mil pessoas na fila de espera. Isso não é correto e vamos lutar para que seja revisto. Na reunião na Capital, que teve a presença de representantes do Ministério Público, pedimos uma ajuda e foi anunciado de que eles, a partir do segundo semestre em diante, estarão exigindo a Lei da Transparência nas cirurgias SUS. Isso poderá fazer com que as pessoas sejam chamadas mais rapidamente, pois não haverá mais indicações políticas, pois sabemos que estado a fora indicações políticas desrespeitam a ordem de inscrição.

E quanto a questão de recursos para as cirurgias, como fica esta questão secretário Vitus;

VITUS RITTER – Além das ações do Ministério Público, temos a garantia do Secretário da Saúde Vicente Caropreso de que irá aumentar o repasse de recursos para que os hospitais possam fazer as cirurgias. Estes recursos seriam oriundos das emendas impositivas dos deputados e senadores daquele pacote de 190 milhões destinados ao estado de SC.

E na próxima sexta-feira, 07 de abril, é comemorado o dia mundial da saúde. E diante disso a secretaria prepara uma série de atividades, que irão ocorrer na praça da matriz. É um momento importante para a população participar;

VITUS RITTER – Os profissionais da Secretaria da Saúde estarão desenvolvendo ações na Praça da Matriz. Será verificada a pressão arterial, testes de glicemia, peso, altura enfim, serão repassadas uma série de informações e orientações gerais. Convidamos a todos para participar.

SJO realizou uma grande campanha do agasalho, teve intensa participação, o povo atendeu ao chamado e isso é motivo de alegria e satisfação, secretário Vitus;

VITUS RITTER – A Campanha do Agasalho mais uma vez atingiu a sua meta e queremos agradecer a todos do setor social, as agentes comunitárias de saúde que colaboraram com a organização das roupas, deixando tudo separado, para que as pessoas pudessem vir e escolher seus agasalhos. Também agradecer a todos que atenderam ao chamado e doaram roupas, contribuindo para o sucesso da Campanha do Agasalho.