Viveiro foca na produção de flores para paisagismo

As atividades do Viveiro Florestal iniciaram no ano de 1993. Na época, estava localizado na comunidade de La. Beato Roque. Em 1999, o Viveiro passou a funcionar no local onde está atualmente, próximo a cidade. Os trabalhos são desenvolvidos há mais de duas décadas pelos servidores públicos Inácio Schu e Milton Hentges. O servidor Inácio atua há 24 anos na função e Milton há 22 anos.

O Viveiro Municipal de São João do Oeste tem por objetivo produzir mudas de espécies arbóreas e ornamentais, utilizadas no paisagismo do perímetro urbano. Mantém ainda a produção de mudas fornecidas para plantio em propriedades, como no caso do eucalipto. Ao longo deste período, viveram o auge do eucalipto, cujo plantio ocorreu em larga escala por vários anos no município. Com o avanço da bovinocultura leiteira, os produtores deixaram o reflorestamento de lado. Atualmente, as áreas plantadas geralmente são locais onde o agricultor considera que não há a possibilidade de formação de lavoura ou plantio de pastagem para o gado leiteiro.

Com o declínio no plantio de eucalipto, o Viveiro passou a ter um papel voltado a produção principalmente de flores ornamentais, específicas de cada estação, utilizadas pelo Setor de Urbanismo para o paisagismo na cidade. “A grande maioria das flores usadas nos canteiros da cidade, são produzidas pelo Viveiro, o que reduz muito os custos para o setor público”, comentam. Com planejamento, conseguem ter sempre uma boa quantidade e variedade de mudas e flores a disposição.

O Viveiro também representa um importante papel social, servindo de espaço para a realização do Programa Cidadão Mirim, desenvolvido em parceria com a Assistência Social do município. Por meio deste programa, crianças e adolescentes tem a oportunidade de auxiliar em tarefas práticas do dia a dia do local, como plantio, poda e cultivo de várias plantas, recebendo a orientação adequada de profissionais.

Os servidores juntamente com participantes do Programa Cidadão Mirim também auxiliaram no plantio de mudas arbóreas nos arredores da Creche Municipal Kinder Haus. A ideia, na prática, é cultivar árvores para sombra no local, mas a atividade envolvendo as crianças e adolescentes do Programa, vai muito além disto, pois estimula o trabalho voluntário e o senso de responsabilidade dos “cidadãos mirins”, que encontram nos profissionais do Viveiro, exemplos a serem seguidos.

Com um olhar voltado a preservação da natureza e do meio ambiente, o Viveiro Florestal conta com depósito onde são armazenados temporariamente produtos recolhidos em campanhas da Secretaria da Agricultura, com por exemplo, o lixo eletrônico. Posteriormente, todo material é recolhido por empresa especializada e destinado para reciclagem.