Munícipes cultivam hábito da leitura

Destaque Nacional em Educação, São João do Oeste conta com ampla Biblioteca, que mantém um rico acervo de livros a disposição de alunos e munícipes em geral. Denominada de Biblioteca Pública Municipal Pe. Afonso Hansen, a retirada de livros é intensa, principalmente por parte de estudantes da rede municipal, acadêmicos que procuram material de pesquisa e por leitores assíduos da cidade e interior, que cultivam o hábito da leitura.

Conforme Lunara Isabele Boufleur, a Biblioteca atende todos os dias das 7h30min às 10h30min e no período da tarde das 13h às 16h. Ela explica que os alunos do Centro Educacional escolhem livros semanalmente, sendo que permanecem com o material para a leitura, podendo levar para suas casas e efetuando a devolução na semana posterior. Alunos da Escola Estadual também procuram livros, principalmente da Literatura Brasileira, usados para a elaboração de trabalhos de aula.

No geral, Lunara comenta que o acervo é composto por livros destinados ao público infantil, infanto-juvenil e população em geral, com conteúdo específico de várias áreas, inclusive no idioma alemão. “Temos muitos munícipes, principalmente idosos, que preferem ler livros em alemão e também relacionados a história local”, ressalta. Segundo ela, a Biblioteca tem também publicações de autores que abordam assuntos sobre a história e a colonização da região.

Além de novas aquisições que ocorrem com frequência por parte da Secretaria Municipal da Educação, a biblioteca recebe doações de vários livros, que ainda estão em ótimo estado e são utilizados pelos leitores. Além de livros, a biblioteca conta também com boa variedade de DVDs, que são repassados aos munícipes nos mesmos moldes dos livros, para posterior devolução.

Todos os munícipes podem fazer a retirada de livros. O prazo para devolução é de até um mês. Visite a Biblioteca Pública Municipal Pe. Afonso Hansen, escolha um livro de sua preferência e cultive o hábito da leitura!

Curiosidades sobre os livros e a leitura!

No mundo, o primeiro livro impresso data de 1436, fruto da invenção da tipografia de Gutemberg. Os livros daquela época caracterizavam-se pela letra irregular e imperfeita, pela ausência de paginação, assinatura e título; não tinham margens ou capítulos e nem sinais de pontuação. Após 1500, com o aperfeiçoamento da imprensa, o livro foi se modificando, desde o tipo de papel até os detalhes formais ligados à disposição das letras na página, à forma de ilustração, possibilitando tiragem e divulgação maiores e mais rápidas. Podemos afirmar que a presença do livro em nossa cultura foi a chave com a qual abrimos as portas da História, alargamos as fronteiras e construímos novos mundos. A ideia de leitura, portanto, está intimamente associada à de liberdade e à modernidade.

No livro, o leitor pode encontrar respostas para dúvidas ou anseios que permeiam a sociedade, viver histórias e ir a lugares nunca imaginados. A leitura é caracterizada por uma dimensão onde muitas vezes o leitor se envolve de tal forma, que o mundo ao seu redor parece se transformar.