Notícias

Prefeito faz avaliação do mandato e elenca prioridades: “Iremos defender a bandeira de São João do Oeste e fazer um trabalho sério, transparente e com clareza para os munícipes”

Praticamente 4 meses à frente do município de São João do Oeste, o prefeito Fernando Bisigo avalia de forma positiva os trabalhos. Em reunião com a equipe de secretários, foram elencadas as prioridades de cada setor. Dentre estas, serão analisadas as questões que receberão atenção para serem solucionadas em curto espaço de tempo. Dias antes, o contador da Prefeitura apresentou números relativos aos primeiros meses do ano, considerados satisfatórios pela Administração. Confira a entrevista:

 

Um período em que muito já foi feito e que serviu também para que as prioridades fossem definidas e encaminhadas em cada setor. Prefeito Fernando, qual a avaliação geral dos trabalhos e dos desafios à frente de São João do Oeste?

PREFEITO FERNANDO BISIGO – Na segunda-feira, 17 de abril, tivemos uma reunião com os secretários municipais em que o foco foi definir as prioridades que a Administração Municipal tem a curto e médio espaço de tempo. Em cima disso, foram elencadas dentro de cada secretaria, as prioridades. Foram feitos levantamentos e discussões para elencar quais trabalhos efetivamente a gente, como Administração Municipal, vê como primordial para o bom andamento dos trabalhos à frente da gestão 2017-2020.

Essas discussões se fazem necessárias, pois, em cima dos pontos elencados, trabalharemos nas questões de projetos, na questão de impactos orçamentários, para ver em cada secretaria, o quanto precisamos almejar e buscar recursos, à nível federal e estadual. Mas também em cima disso, destacar a questão dos recursos próprios. Para termos embasamento até onde conseguimos ir com os recursos próprios principalmente em termos de infraestrutura, tanto na área de educação, quanto na saúde, agricultura e no setor de transportes e obras.

A parte da Secretaria da Administração é uma das mais importantes que temos, porque querendo ou não, ela está ligada diretamente a todas as outras secretarias que nós temos. Por isso trabalhamos o planejamento para esses quatro anos de mandato.

Passaram-se praticamente quatro meses da atual administração e estamos focando as prioridades, conforme comentado. Também trabalharemos as prioridades das prioridades, ou seja, o que a gente vê como sendo mais importante, para fazermos em um curto espaço de tempo. Como por exemplo, algumas estruturas que precisamos melhorar. Uma situação importante é a questão da recuperação do asfalto que temos nas áreas urbanas do nosso município, ou seja, na cidade, Cristo Rei e em Beato Roque. Precisa ser feito esse levantamento, porque além de se pensar em malhas viárias novas, precisamos também pensar em recuperar esse asfalto que temos hoje, pois desse, estima-se que em torno de 35% do asfalto que temos hoje necessita de melhorias. Caso essas melhorias não sejam feitas em um curto espaço de tempo, a tendência é de agravar-se cada vez mais e em cima disso, cada vez mais se torna oneroso aos cofres públicos.

 Também gostaria de destacar que nesses quatro meses que estamos à frente da administração, os trabalhos estão sendo bem encaminhados, tanto pelos secretários, quanto todos os funcionários públicos que fazem parte de suas determinadas secretarias. Isso para nós é muito importante. Caminha-se devagar, mas conscientemente, trabalhando e agindo de acordo com a razão e não com a emoção. Iremos trabalhar a nossa administração como um todo. Muitas vezes encontramos obstáculos bastantes difíceis de serem superados, mas estamos justamente aqui, para conseguir fazer o que seja melhor e sempre defender o coletivo. Ou seja, defender a bandeira do município de São João do Oeste, para conseguirmos fazer um trabalho sério, transparente, com clareza para com os munícipes. Lógico, sempre seguindo o que a legislação manda e sem ferir o que a Constituição diz, para nós munícipes, ou seja, para nós brasileiros.

 

Realizou-se no município, a Copa São João de futebol de campo, reunindo grande número de pessoas, mais de 800 atletas envolvidos nesta disputa;

PREFEITO FERNANDO BISIGO –  Ocorreu a Copa São João/ Lac Lélo, onde 19 clubes se fizeram presentes, disputando em três categorias, sub-12,14 e sub-16. Destacar o grande número de atletas de outros estados, principalmente dos três estados do sul do país, PR, SC e RS. Em torno de 800 atletas envolvidos.

A Copa São João foi realizada em parceria com o Planeta Bola e os patrocinadores Lac Lélo e Sicoob Creditapiranga, que são grandes parceiros da administração municipal para os bons andamentos e eventos que temos dentro do município de São João do Oeste. A nossa felicidade é grande, pois, em edições passadas também vinha-se fazendo um bom trabalho e nós estamos dando continuidade há esses trabalhos, pois, essas pessoas levarão o nome do município de São João do Oeste para as mais variadas regiões do sul do país. Isso nos dá satisfação de poder atender, de receber essas pessoas com o maior carinho possível, ter uma boa receptividade e fazer com que essas pessoas tenham uma boa impressão e uma boa imagem do nosso querido município.

Parabenizar a CME pela organização, juntamente com a Secretaria de Educação.

 

O município apresentou bons números, em relação ao IPTU. Grande parte foi quitada em cota única São recursos que serão reinvestidos em melhorias no perímetro urbano;

PREFEITO FERNANDO BISIGO – A questão do IPTU é bastante satisfatória quanto aos números apresentados. Fizemos um levantamento no setor de tributos, aqui da Prefeitura, no qual temos uma pessoa bastante capacitada trabalhando e atuando à frente dos trabalhos, que é o responsável pelo setor de tributos, Fabiano Klein. 86% dos contribuintes quitaram o imposto de IPTU em cota única. É um número bastante considerável e impactante, sendo que essa arrecadação, é feita e recolhida justamente para aplicar em melhorias nos perímetros urbanos do nosso município, ou seja, na cidade, Linha Cristo Rei e Linha Beato Roque. 1.193 carnês foram pagos em cota única pelos nossos munícipes. Oitenta e sete carnês foram pagos a primeira parcela e até o momento o valor arrecadado ultrapassa os 92%, ou seja, o valor financeiro passa de R$ 184 mil.

 

 São João do Oeste recebe alguns recursos por parte do governo do estado para o transporte escolar, uma pequena porcentagem do montante total investido pelo município. Como está de fato essa questão do convênio para o transporte escolar, prefeito?

PREFEITO FERNANDO BISIGO – Recebi a visita do secretário da ADR de Itapiranga, sr. Claudir Larentis, que veio nos fazer uma visita, justamente da assinatura de um convênio, no qual o estado faz um repasse ao município, para o transporte escolar dos alunos do estadual.

O secretário foi muito bem recebido, tivemos vários assuntos, inclusive a questão do recapeamento ou de parte da operação tapa buracos, que está sendo feita justamente na SC, que liga a 163 até a cidade de São João do Oeste. Fizeram um bom trabalho, gostaria aqui, de agradecer publicamente por esse trabalho feito.

Em relação ao convênio do transporte escolar, assinado com o Governo do Estado, tivemos uma redução de 33 alunos, no qual não fazem mais parte ou foi reduzido dentro do município de São João do Oeste. Em cima disso também, o convênio é baseado sob o número de alunos transportados. Então, dá uma diferença em torno de 8,5% a menos de valor repassado, em relação ao ano de 2016, ou seja, de cento e oitenta e três mil reais, que foi o valor do convênio assinado em 2017, no ano de 2016 esse convênio foi em torno de duzentos mil reais. É uma diferença de aproximadamente dezessete mil reais, sendo um valor bastante significativo, pois tentamos atender sempre, na questão do transporte escolar, da melhor forma possível.

Mas gostaria de frisar aqui, são valores que para nós se fazem necessários, a gente valoriza e prioriza bastante a questão da educação dentro do município de São João do Oeste. E precisamos valorizar, pois essas crianças que estão indo hoje na aula e estão estudando e recebendo o seu devido conhecimento, através do professores e profissionais que atuam na área, são o futuro do município e porque não, o futuro promissor do nosso Brasil. Em cima disso, faz-se necessário os recursos recebidos. Gostaríamos de ter mais recursos, porém, a gente entende a situação do Governo do Estado.

 Gostaria de agradecer aos servidores municipais, que estão junto conosco na linha de frente, fazendo o seu trabalho e defendendo a administração municipal como um todo. Isso para nós é gratificante e satisfatório. Queremos poder atender todos de forma igual, homogênea e transparente, sendo este o nosso propósito. Fazer uma administração técnica e que, em qualquer situação, defendemos a bandeira do município de São João do Oeste. Isso para nós é uma questão de honra, se faz necessário, porque é dessa forma que eu vejo que a política no Brasil pode começar a ter mudanças. Trabalhar de forma clara, honesta, onde sempre o munícipe, o povo deve estar em primeiro lugar, buscando os anseios e tentando atendê-los dentro da legalidade, não ferindo a Constituição e a legislação.