Programa de Incentivo contempla produtor que investe no município

A suinocultura representa 42,98% do movimento econômico agropecuário do município. No ano base 2016 foram comercializados 33.066.721 Kg (abate, leitão, leitoa). A atividade teve um incremento de 16,65%, comparado ao ano anterior, tendo 128 produtores ativos no município. Uma das funções do setor público é manter programas e alternativas que incrementem a produção e gerem retorno social e econômico para os munícipes. A Administração Municipal apoia os produtores rurais que investem em novas construções por meio do Programa de Incentivo por Área Construída, contribuindo com R$ 3,00 por m² e o valor de R$ 1,50 por m³.

Um dos produtores contemplados com recursos via o Programa é Lenoir Schaefer da La. Itacuruçu. O jovem investiu na construção de um novo e moderno chiqueirão com capacidade para alojar 499 suínos. Schaefer comenta que a estrutura tem as dimensões de 80 X 8,40, recebendo ainda o incentivo pela construção de uma esterqueira, de acordo com a capacidade de armazenamento de m³. O produtor está muito satisfeito com a valorização recebida, destacando que o programa incentiva quem investe, elogiando o modelo implantado. “Queremos agradecer a Administração pelo apoio recebido”, afirma

O vice-prefeito e coordenador das atividades da Secretaria da Agricultura Genésio Anton destaca a importância deste programa, que segundo ele, incentiva os produtores rurais do município que trabalham e investem aqui no município. “O que a gente nota é que a maioria dos produtores reinvestem o valor recebido em alguma melhoria ou serviço na própria obra ou na propriedade em si. Isso é muito bom e motivo de satisfação para a Administração Municipal”, ressalta.

No caso da família Schaefer, trata-se da construção do primeiro chiqueirão, ou seja, é um novo suinocultor no município, demonstrando a poder de investimento no meio rural. A Administração Municipal procura fomentar as atividades e ser parceira nos investimentos realizados.