Notícias

“Cuidar de Quem Cuida” realiza encontro

     Na tarde de segunda-feira 08, foi realizado encontro do Programa “Cuidar de Quem Cuida”. Bom número de participantes marcou presença no auditório da Feira Livre Municipal. O Secretário da Saúde Vitus Ritter fez a abertura do encontro e ressaltou a importância da tarefa desenvolvida pelas pessoas que dedicam grande parte de seu tempo para bem cuidar de outras.

     Conforme a Assistente Social Cláudia Lenz, Cuidador é um ser humano de qualidades especiais, manifestadas pelo forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de adoção. O cuidador é a pessoa, da família ou da comunidade, que presta cuidados à outra pessoa de qualquer idade, que esteja necessitando de cuidados por estar acamada, com limitações físicas ou mentais, com ou sem remuneração. Claudia destaca que o programa teve início em setembro de 2010 e o acompanhamento ocorre com grupo de aproximadamente 40 cuidadores e o impacto social é positivo.

     Além do aprendizado coletivo a finalidade é discutir as dificuldades que o cuidador enfrenta no seu dia a dia, sobre quais os seus sentimentos que muitas vezes são de desprezo e culpa em relação àquele/a que ele cuida, sobre como a rotina de cuidar de alguém o isola de seus amigos, vizinhos e outras pessoas que antes faziam parte do seu convívio social, e também sobre porque progressivamente ele/ela vai abdicando das suas atividades de lazer e até da sua própria individualidade. Durante o encontro de segunda-feira, a nutricionista Fabiola Maldaner repassou dicas importantes para uma alimentação saudável.