Secretaria de Educação promove 7ª edição do Concurso Municipal de Oratória

O Concurso Municipal de Oratória é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de São João do Oeste e tem o objetivo de desenvolver a comunicação verbal e corporal dos participantes, de preparar e treinar novas lideranças e de auxiliar no controle da insegurança de falar em público, entre outros. Este ano, o Concurso está em sua 7ª edição e é destinado para os estudantes do Ensino Médio das escolas Madre Benvenuta da Sede e da Escola Básica Cristo Rei. Conforme a Secretária de Educação Silvane Baumgarten, a temática que será trabalhada pelos alunos é “Desigualdade Étnica e de Gênero”, tema este escolhido pelos educadores das escolas com o propósito de instigar a pesquisa e o desenvolvimento crítico do aluno em relação ao preconceito, a discriminação, ao bullying e todas as formas de violência.

Silvane destaca que o Concurso conta novamente com o apoio financeiro do SICOOB Creditapiranga, grande parceiro desde a 1ª edição. Segundo ela, serão duas fases: a primeira dentro das Unidades Escolares e a segunda com os classificados na primeira etapa. “Serão 11 oradores classificados para a etapa final, que acontecerá no mês de outubro, em dia e local a ser definido, que estarão competindo pela seguinte premiação: 1º lugar: R$ 300,00, 2º lugar: R$ 200,00, 3º lugar: R$ 150,00, 4º lugar: R$ 120,00 e 5º lugar: 100,00, além de troféu aos 5 primeiros colocados”, enfatiza a Secretária. Os demais participantes receberão um prêmio de R$ 50,00 e uma medalha de participação.