Vigilância orienta munícipes sobre o Sistema Hidrossanitário

A Vigilância Sanitária formada pelas Fiscais Veronice Rambo Becker e Luciele Kipper orientam a população sobre o sistema hidrossanaitário. O Decreto Municipal 063/2011, preconiza que: nos projetos a serem edificados em locais desprovidos de rede coletora pública de esgoto, o sistema hidrossanitário, incluindo o sistema de tratamento de esgotos, deverá ser executado conforme as normas técnicas da ABNT, incluindo obrigatoriamente, fossa séptica, filtro anaeróbio e sumidouro para os casos com possibilidade de infiltração ou fossa séptica, filtro anaeróbio, tanque de filtração e tanque de desinfecção (clorador) nos casos que não há possibilidade de infiltração. Em qualquer uma das situações deverá ser instalada caixa de gordura antecedendo o sistema de tratamento.

De acordo com as Fiscais, a Lei estadual 6.320/83 determina que toda pessoa é obrigada a dar escoamento das águas servidas ou residuais, oriundas de qualquer atividade, sendo proibido lançá-los em mananciais, lagoas, sarjetas ou valas, sem o prévio tratamento. Salienta que a manutenção do sistema incluindo a cloração é de responsabilidade do proprietário e deverá ser executada periodicamente conforme o uso. Explicam que os sistemas executados antes do Decreto Municipal 063/11 podem ser mantidos, desde que atendam ao projeto aprovado na época da execução e que estejam funcionando corretamente.

As excreções humanas podem transmitir uma série de doenças, tais como: Hepatite A, Febre Tifoide, Cólera, Amebíase, Giardíase, Verminoses e Diarreias Infecciosas. Por esse motivo, é fundamental que seja dado o destino adequado ao esgoto domiciliar, impedindo que ele entre em contato com o ser humano, águas de abastecimento, alimentos, vetores (moscas, baratas, ratos e outros). “Desta forma, solicitamos aos proprietários e/ou responsáveis de imóveis localizados no município de São João do Oeste, os quais possuem problemas no sistema hidrossanitário, que solucionem os mesmos”, ressalta a Vigilância Sanitária do Município.