Programa de Inseminação Artificial e Melhoramento Genético gera bons resultados

A produção de leite desempenha papel fundamental para o crescimento e o desenvolvimento do município. A atividade gera renda às famílias no campo, aquece a economia e movimenta o comércio local. Em São João do Oeste, a bovinocultura leiteira representa 26,91% de todo movimento econômico agropecuário (ano base 2016). Mesmo em uma área geograficamente reduzida, cujas características dos lotes rurais são marcadas, em parte, por declividade, o espírito empreendedor e trabalhador do produtor rural tornou a atividade uma referência. Para se ter uma ideia da grandeza dos números, em 2016 foram comercializados mais de 51 milhões (51.835.380) de litros de leite, que gerou uma cifra superior a R$ 68 milhões.

O município de São João do Oeste conta com vários programas de incentivo e fomento, à disposição dos produtores. O programa de melhoramento genético, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura há vários anos, é uma das ferramentas transformadoras das propriedades rurais. Aumento de produção e capacidade reprodutiva são características iminentes, que melhoram o desempenho, aumentam a renda e fixam o produtor no campo.

Fundamental também, que cada produtor observe as características de sua área de terra, para que possa fazer a opção correta quanto a escolha da raça do plantel leiteiro e da quantidade ideal de animais na propriedade. O vice-prefeito e coordenador das atividades da Secretaria da Agricultura, Genésio Anton, acompanhado pelo Médico Veterinário Élio Ravazi de Oliveira, visitaram a propriedade de Afonso Stein, na La. Jaboticaba. O produtor conta com uma área de 18 hectares e mantém um plantel total de 41 animais, incluindo vacas e terneiras. Atualmente, em lactação, são 20 vacas. Pelas características de sua área, Stein optou pela raça Jersey. Ele conta que a ideia é em breve ter animais somente desta raça e focar cada vez mais no melhoramento genético. O programa Municipal de Inseminação Artificial e de Melhoramento Genético é elogiado pelo produtor, que cita o material de qualidade que é disponibilizado pelo município, via Secretaria da Agricultura.

Além disso, o produtor mantém a preocupação de, em primeiro lugar, primar pela alimentação e genética do plantel, não pensando simplesmente em aumentar a quantidade de vacas. Essa medida é vista com bons olhos pelo vice-prefeito Genésio Anton, que reforça a importância de os produtores de leite focarem em Genética, nutrição e manejo, considerados os pontos cruciais para o sucesso na atividade. “Sabemos da importância da cadeia leiteira no município e por isso mesmo, estamos dando a devida atenção a atividade, com programas de incentivo e orientando os produtores”, ressalta Genésio.