Membro do Conselho Municipal do Idoso alerta: “Cuide bem do idoso, assim como você gostaria de ser tratado. Todos chegarão lá um dia’’

Já ouviu aquela famosa frase: “A vida só começa depois dos 60”? Pois é, seu significado realmente faz sentido. Quando uma pessoa se encontra com a idade mais avançada, muitas vezes já se aposentou, tem mais tempo para aproveitar sua vida, sair, praticar esportes, estudar, participar dos grupos de idosos, se divertir e rejuvenescer as ideias.

Com o passar do tempo, percebe-se que muitas coisas que nos preocupavam, nos estressavam, na verdade não mereciam tanto a nossa atenção. Imagine toda a experiência que se adquire em longos anos de vida e o quanto isso pode ser útil quando se chega a uma determinada idade, onde tomar decisões se torna um pouco mais fácil porque você já viveu muita coisa e sabe melhor o que você quer para si. Ao atingir a terceira idade, aprende-se a valorizar o que é realmente importante, como momentos especiais em família, aproveitar o tempo da forma que você realmente gosta, entre outras coisas.

Com a ideia de ser um elo de ligação e de organização da terceira idade, foi criado em 26 de fevereiro de 2008, o Conselho Municipal do Idoso de São João do Oeste. Formado por 12 integrantes, sendo 04 indicados pela municipalidade e os outros 08 pelos grupos de terceira idade, tem mandato de dois anos, renováveis por mais dois.

O Sr. Sídio Ternus, aposentado, morador da comunidade de Cristo Rei, é integrante ativo do Conselho. Segundo dados repassados por Ternus, somando-se todos os grupos de idosos do município, estão inscritas cerca de 1.040 pessoas da melhor idade. E é neste sentido, de representar e defender os interesses da terceira idade, que entra o Conselho, pois suas funções são variadas. Ternus ressalta que o Conselho priorizou algumas ações, como por exemplo, encaminhamentos de questões ligadas a terceira idade a nível municipal, estadual e nacional; a organização da Conferência Municipal dos Idosos; adequar o estatuto do idoso e criar o Fundo Municipal do Idoso; fazer o planejamento anual juntamente com a coordenação; ser um elo de ligação com o governo municipal; ser um órgão mediador em casos de problemas de idosos e familiares.

Sídio destaca que durante este mandato que integra o Conselho Municipal do Idoso, foram realizadas mais de 40 reuniões, tendo palestrado em todas comunidades do município, que contam com grupos de idosos organizados.

Ele defende que os idosos sejam vistos como pessoas atuantes e respeitadas por tudo que já fizeram, e ainda contribuem, para o desenvolvimento da sociedade em geral. “Em termos econômicos, somos responsáveis por mais de R$ 1 milhão por mês”, revela.

Enfatiza que idoso é aquele que tem o privilégio de viver uma vida longa, sem perder a jovialidade. Sídio faz um pedido e ao mesmo tempo um alerta às pessoas que ainda não estão na faixa etária dos idosos. “Cuidem bem dos idosos, afinal, todos chegarão lá um dia. Cuide bem do seu idoso, da sua família, assim como você gostaria de ser tratado”, finaliza.