Incentivo por Área Construída contempla produtores do município

Uma das funções do setor público é manter programas e alternativas que incrementem a produção e gerem retorno social e econômico para os munícipes. A Administração Municipal apoia os produtores rurais que investem em novas construções por meio do Programa de Incentivo por Área Construída, contribuindo com R$ 3,00 por m² e o valor de R$ 1,50 por m³.

Na última semana, o vice-prefeito e coordenador das atividades da Secretaria da Agricultura, Genésio Anton, acompanhado pelo Médico Veterinário Élio Ravazi de Oliveira, visitaram a propriedade de Celestino Meurer na comunidade de La. Jaboticaba. Ele é produtor de leite e conta com um plantel de vacas formado em sua maioria por animais da raça holandesa. Meurer irá investir na construção de “Compost Barn” e será contemplado pelo Programa de Incentivo por Área Construída. Ele conta com uma área de 50 hectares e um plantel de mais de 50 vacas leiteiras. Segundo o Médico Veterinário Élio Ravazi de Oliveira, o tipo de instalação usada para vacas leiteiras tem forte influência nos resultados de produtividade e sanidade do rebanho, bem como sobre a qualidade do leite obtido. Vários fatores devem ser considerados ao planejar as instalações, visando principalmente a obtenção de conforto térmico, espaço físico adequado, espaço de cocho, tipo de piso, entre outros.

O Compost Barn consiste em uma construção com área coberta para as vacas leiteiras, revestida com uma cama de serragem (maravalha). O principal objetivo é proporcionar aos animais, um local confortável e seco durante todo o ano. Alguns produtores que utilizam o sistema relatam inúmeras melhorias como, maior conforto para as vacas, diminuição da contagem de células somáticas (CCS), aumento da detecção de cio, aumento na produção de leite, além de melhores condições de trabalho aos produtores.

O vice-prefeito e coordenador das atividades da Secretaria da Agricultura Genésio Anton destaca a importância do Programa de Incentivo por Área Construída, que segundo ele, contempla os produtores rurais do município que trabalham e investem aqui no município. “O que a gente nota é que a maioria dos produtores reinvestem o valor recebido em alguma melhoria ou serviço na própria obra ou na propriedade em si. Isso é muito bom e motivo de satisfação para a Administração Municipal”, ressalta.

Para a Administração Municipal, os produtores rurais merecem a devida valorização. Por isso, programas de fomento as atividades são primordiais. O leite por exemplo, representa praticamente 27% do valor total do movimento econômico agropecuário.

Durante a visita técnica à propriedade, verificou-se a sistemática de trabalho da família Meurer. Todo milho usado na alimentação do rebanho, desde a silagem como na ração, é produzido diretamente na própria área. As novilhas criadas para se tornarem futuras vacas recebem atenção especial. Neste quesito, Celestino ressalta que o Programa de Inseminação do município é satisfatório, gerando bons resultados, também pela qualidade do material fornecido.

A sucessão da propriedade foi outro tema abordado e está garantida na família Meurer, pois o filho de Celestino, o Vanderlei, dará continuidade as atividades.