Secretaria projeta revitalização da mata ciliar do Arroio Fortaleza

A mata ciliar é a cobertura vegetal nativa, que fica às margens de rios. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos. Cumpre, entre inúmeras outras, a importante função de ser o corredor para a fauna.

Preocupada com a questão, a Administração Municipal por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente desenvolverá o projeto de reflorestamento das margens do Arroio Fortaleza, que fornece a água usada no abastecimento dos moradores da cidade. Com a reconstituição da mata ciliar diminuirão os problemas de erosão do solo, além de manter a qualidade da água.

De acordo com Genésio Anton, serão confeccionados palanques de eucalipto, tratados na autoclave e posteriormente utilizados no projeto. As mudas nativas utilizadas no projeto são todas produzidas no próprio viveiro municipal.