DIA DA PÁTRIA: “Se o exemplo não vem de cima, nós vamos iniciar por aqui e fazer a nossa parte”, destaca Prefeito

O verde e o amarelo resplandeceram pela rua central da cidade de São João do Oeste. O brilho no olhar dos “pequeninos” alunos da creche Kinder Haus, encantados com o ato cívico, enchem de esperança a todos e ainda nos dão força e esperança em seguir acreditando em dias mais radiantes para o cidadão brasileiro. Um país, onde em raios fúlgidos, brilhem oportunidades iguais a todos e que a educação seja a grande vertente transformadora.

O desfile cívico de sete de setembro, que ocorreu em São João do Oeste, envolveu os educandários do município, a APAE Renascer, grupo de bombeiros da melhor idade, CEJA, banda municipal e inúmeros munícipes, que prestigiaram a programação.

Como o município é referência nacional em educação, tendo um dos maiores índices de alfabetização do Brasil, a população desde cedo cultiva o amor pela cultura, preserva a tradição, a história local e evidentemente a do país.

Com todas as escolas representadas no desfile, os alunos demonstraram o civismo e respeito a pátria.  Após, concentraram-se em frente à Praça da Matriz, onde a banda municipal executou o hino nacional. Em seguida, o 3º ano do Centro Educacional encenou a vinda dos primeiros imigrantes para a região, retratando todas as dificuldades e obstáculos superados pelos pioneiros, que com muito trabalho e bravura escreveram páginas gloriosas da nossa história.

O prefeito Fernando Bisigo destacou a importância de ser patriota, do trabalho coletivo, visando o crescimento em geral e a cidadania. Apesar do momento conturbado do país, destacou a necessidade de todos se unirem e cada qual dar a sua contribuição. “Se o exemplo não vem de cima, nós vamos iniciar por aqui e fazer a nossa parte”, comentou Bisigo. O prefeito elogiou as apresentações realizadas pelos alunos dos educandários, agradecendo também a presença do público em geral que conferiu o desfile.

O Padre Hugo Mentges deixou uma mensagem especial de otimismo e motivação a todos, ressaltando que a pátria também é formada pela cultura e pela tradição, evidenciadas na oportunidade, durante o desfile. A programação festiva prosseguiu no Clube Ipiranga, onde o Grupo de Patinação Rosas do Sul preparou saboroso almoço.

Clique e assista a reportagem sobre o desfile, em vídeo: