29ª Cavalgada da Integração passa por São João do Oeste

A 29ª Cavalgada da Integração, que iniciou no último domingo, na cidade de Mondaí, passou pelo município de São João do Oeste, na manhã de terça-feira,12. O grupo de cavalarianos foi recebido em frente à Prefeitura, onde alunos interpretaram uma peça teatral retratando a chegada dos pioneiros a nossa região. O Prefeito em exercício, Genésio Anton, desejou as boas-vindas aos tradicionalistas, que em seguida receberam a bênção do Padre Hugo Mentges.

De São João do Oeste, o grupo seguiu até Iporã do Oeste, Santa Helena e Belmonte. O almoço no dia 13 ocorreu na Faismo, em São Miguel do Oeste, seguindo para linha Gramadinho, rumo ao CTG de Guaraciaba.

A pernoite no dia 15 está prevista no município de Guarujá do Sul e, no dia seguinte, os cavalarianos almoçam na linha Maria Preta em Dionísio Cerqueira, com parada no local onde houve um confronto da Coluna Prestes com as forças do governo e que resultou na morte de várias pessoas.

O roteiro segue domingo, 17, para o centro de eventos de Dionísio Cerqueira. Neste município ocorre o encerramento da cavalgada, no CTG Sinuelo da Fronteira.

Segundo os participantes, a cavalgada objetiva promover a integração entre os três estados do Sul. O evento também relembra a passagem da Coluna Prestes na região e valoriza a cultura gaúcha. A tradição relembra costumes antigos da população, como por exemplo, quando o cavalo era utilizado como principal meio de transporte e deslocamento.