Secretaria da Saúde encaminha ações para reduzir fila de espera nas cirurgias eletivas

Os investimentos na área da saúde visam proporcionar condições ainda melhores de atendimento à população. Neste intuito, o município de São João do Oeste mantém uma série de atividades, que vêm ao encontro de satisfazer as demandas existentes.

Uma das ações da Administração Municipal é em relação as cirurgias eletivas. De acordo com o secretário Vitus Ritter, reduzir a longa fila de espera para a realização destas cirurgias é uma grande conquista. Desde o início do ano, a equipe não mediu esforços para viabilizar alternativas aos pacientes de São João do Oeste. De acordo com Ritter, foi viabilizado o credenciamento de uma equipe de médicos de São Paulo, via consórcio CIS-AMEOSC (Consórcio Intermunicipal de Saúde), na área da oftalmologia. Estes procedimentos cirúrgicos irão ocorrer na cidade de São Lourenço do Oeste. “A partir do dia 21 de setembro, 14 pacientes serão encaminhados para as cirurgias. Cabe ressaltar que não haverá qualquer custo para o paciente, pois o município custeia o transporte e a cirurgia”, afirma Ritter.

Além desta conquista, o secretário Vitus chama atenção também para a solução encontrada na área de ortopedia, onde foi estabelecida parceria com profissionais de Santo Amaro da Imperatriz, também credenciados via CIS-AMEOSC (Consórcio Intermunicipal de Saúde). Neste caso, os procedimentos cirúrgicos ocorrem no Hospital de Itapiranga, o qual sede o espaço físico.

Os primeiros pacientes já receberam as cirurgias e futuramente, mais munícipes que necessitam de procedimentos cirúrgicos, serão atendidos. Vitus lembra que estas conquistas foram viabilizadas por meio do Colegiado da Saúde, que reúne os secretários da área, de todos os municípios da Ameosc.

Vitus comemora os recursos que serão destinados a área da saúde, oriundos de emendas parlamentares. Ao total, R$ 550 mil estão previstos, sendo parte destinada a compra de equipamentos e custeio da secretaria. Entre os destaques está a aquisição de uma cadeira odontológica, autoclave e cilindro para gases medicinais, onde a Secretaria pretende implantar a sistemática de viabilizar oxigênio canalizado, dentro dos principais setores do Centro Municipal de Saúde. Um veículo também será adquirido para as atividades da Secretaria. “Quero agradecer o empenho de todas as lideranças políticas, que viabilizaram os recursos”, finaliza Ritter.