Notícias

Centro Educacional desenvolve Programa COOPER JOVEM

O Centro Educacional de São João do Oeste está desenvolvendo o Programa COOPER JOVEM. O objetivo central do projeto visa estabelecer um plano de ação que busca a valorização humana, resgatando a importância da boa convivência dentro do espaço escolar e o valor do respeito como base para a formação de relações mais democráticas entre aqueles que compartilham saberes e que são responsáveis pela qualidade do ensino e formação da cidadania.

O programa COOPER JOVEM é uma realização do SESCOOP/SC e tem a parceria da Sicoob Creditapiranga. Atualmente, o Centro Educacional São João do Oeste atende alunos da sede e de diversas comunidades, Ervalzinho, Fortaleza, Jaboticaba, Macuco, Itacuruçu e Medianeira. A escola conta com 187 alunos e 9 turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Dentre os quatro pilares da educação, o “aprender a conviver”, que se baseia em princípios como: o de descobrir o outro, perceber a independência humana; gerenciar conflitos; valorizar o pluralismo cultural; participar; cooperar e partilhar, é um dos pilares que mais desafia os educadores por relacionar-se diretamente a incorporação de atitudes e valores que redimensionem os atuais conceitos de convivência humana, baseados no mercado capitalista. 

A diretora do Centro Educacional Anélia Ternus cita a importância do projeto. “ Para que tenhamos uma mudança de mentalidade e atitudes, é imprescindível promover ações favoráveis ao desenvolvimento de atividades diferenciadas que envolvam valores humanos como a cooperação e o respeito”, comenta.

O primeiro assunto trabalhado busca planejar atividades de convivência cooperativa dentro do espaço escolar, a fim de promover um ambiente mais democrático. “A partir do mês de abril, será trabalhado a promoção de ações que viabilizem práticas pedagógicas que promovam a formação de cidadãos mais tolerantes”, ressalta a diretora Anélia.

Ao longo do ano letivo, está previsto, entre outras temáticas, o fomento ao empreendedorismo, proporcionando a sua prática, estudo e debate na sala de aula, como meio para promover o trabalho em equipe.