Notícias

Sinal de alerta

No último sábado, 11, foi localizado na comunidade de Cristo Rei um macaco prego (macaco Cebus sp.) morto, o macaco foi encontrado por um morador da comunidade. Ao tomar conhecimento do fato a equipe de saúde de São João acionou a Vigilância Epidemiológica do Estado e uma equipe se deslocou dos municípios de Chapecó e São Miguel do Oeste até o nosso município para coleta de material para investigação de Febre Amarela.

Morgana Brum Grade, enfermeira responsável pela epidemiologia, ressalta que esse é um procedimento padrão regido por protocolos, o material é coletado e vai para análise no laboratório de saúde pública (LACEN) na capital, Florianópolis. O resultado é enviado a secretária, mas ainda não há um prazo para resposta.

Morgana salienta que macacos mortos são possíveis sinais de alerta para a circulação do vírus da febre amarela, ressalta que o macaco não é o transmissor da doença ao ser humano, o real transmissor são os mosquitos, porém os macacos são os primeiros a apresentarem sintomas ou morrerem.

A orientação geral, é que ao encontrar um macaco morto não tocarem no animal e avisar imediatamente o setor de saúde do município.

“A vacina contra a febre amarela é o recurso mais eficaz para evitar a doença, uma dose da vacina, durante toda a vida, já é o suficiente, como São João do Oeste pertence a área de recomendação de vacina (ACRV) a maioria da população já está vacinada e protegida há anos” finaliza.