Notícias

MAIS UM PASSO: Sistema de videomonitoramento será realidade em breve

   Aumentar a segurança é uma das metas da Administração Municipal, dentro do que lhe cabe e é permitido executar. O sistema de videomonitoramento, um grande anseio da população, está aos poucos se tornando realidade.

    Após a definição dos pontos de colocação das 06 câmeras, que ocorreu em agosto, a empresa responsável fez a instalação dos postes e da estrutura necessária. Servidores da Celesc atuam nos ajustes relacionados à energia elétrica. De acordo com o secretário de Administração, Wilson Weber, assim que todos os detalhes estiverem concluídos, a empresa fará a efetiva instalação e configuração das câmeras. “Uma sala dentro do prédio onde funciona a Polícia Militar foi adaptada para a instalação de monitores e equipamentos, onde será feito o acompanhamento das imagens captadas pelas câmeras. Lá, será a central de monitoramento”, explica Weber.

   As câmeras serão instaladas em frente a Feira Livre, na esquina onde situa-se a empresa Feilfer, próximo a Relojoaria Kroetz, no centro próximo ao Posto DDM, nas imediações da rua onde localiza-se o Bar de Sírio Weber e também na rua em frente à residência de Hugo Bracht.

   As tratativas para viabilizar o sistema de videomonitoramento iniciaram em 2015, mas a efetiva implantação está ocorrendo agora, dentro do cronograma elaborado pela atual gestão, com a empresa vencedora da licitação do Governo do Estado.

    A expectativa da Administração é que as câmeras aumentem a segurança da população, dos comerciantes e dos turistas que todos os anos visitam o município. As imagens serão acompanhadas em tempo real pela Polícia Militar e também serão usadas para investigação das ocorrências pela Polícia Civil. Tão logo todos os ajustes técnicos sejam providenciados, o sistema entrará em operação.

   O sistema busca a prevenção e o combate ao crime: – Prevenção: com implantação de sinalização indicando as áreas vigiadas e com a presença de policiais nas centrais de monitoramento e em outros pontos estratégicos; – Combate ao Crime: quando o crime foi consumado, as imagens das câmeras ajudam na localização do criminoso e sua identificação.