Notícias

Alistamento militar pode ser realizado “online”

O Exército Brasileiro está promovendo o Alistamento Militar “Online”. O Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar (SERMIL) que foi implantado em janeiro de 2016, possibilita aos cidadãos realizarem o seu próprio Alistamento Militar. Para isso, basta acessar o site  www.alistamento.eb.mil.br e fazer o preenchimento dos dados solicitados.

Conforme a responsável pelo Setor de Identificação e da Junta de Serviço Militar no município de São João do Oeste, Judite Bracht Gauer, o alistamento Militar deve ser realizado por todos os jovens brasileiros, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro à 30 junho do ano em que completar 18 (dezoito) anos de idade, e, concorrer a seleção para prestação do Serviço Militar nas Forças Armadas.  Ela explica que quem se alistar entre 1º de julho e 31 de dezembro, estará fora do prazo, pagará multa prevista em lei e concorrerá a seleção do próximo ano.

Os documentos necessários para o Alistamento Militar “Online” são:

– Certidão de Nascimento; ou

– Certidão de Casamento; ou

– Registro Geral (Identidade) ou

– Documento de Nacionalização (nascidos no exterior); e

– CPF (obrigatório).

 Judite ressalta que caso o cidadão tenha dificuldade de acesso à internet ou outro problema qualquer para realizar seu alistamento “online”, deverá procurar a Junta de Serviço Militar de São João do Oeste e realizá-lo presencialmente. “Os cidadãos alistados deverão consultar o mesmo site, para saber se prosseguirão no processo seletivo para o Serviço Militar, ou se serão dispensados e incluídos no Excesso de Contingente”, finaliza Judite.