Mudança na forma de repasse de subsídio beneficia agricultores do município

O município de São João do Oeste é destaque no movimento econômico agropecuário. O espirito empreendedor dos produtores rurais aliado a bons programas e subsídios fornecidos pelo poder público municipal são a receita para o êxito no setor. O atual vice-prefeito Genésio Anton coordena as atividades na Secretaria da Agricultura e destaca os programas que estão beneficiando os agricultores de São João do Oeste. Segundo Anton, todos os programas terão continuidade, sem interrupção em nenhum serviço. “O carro chefe do nosso município é o agronegócio. Por isso, vamos estudar a implantação de novos programas, como a conservação e melhoramento do solo e incrementar a modalidade de serviços de máquinas terceirizadas a disposição”, destaca Genésio.

Neste ano ocorreram alterações dentro do Programa de subsidio da hora máquina. O município arca em 25%, com um limite de até R$ 600,00 para cada produtor. Este incentivo segue beneficiando os agricultores do município, porém, para aumentar o controle e a eficiência na aplicação dos recursos, o produtor beneficiado receberá o valor correspondente ao seu incentivo depositado diretamente em conta bancária. Ou seja, quando da realização do serviço na propriedade por meio de máquina terceirizada, devidamente credenciada, a empresa prestadora de serviço emite uma nota fiscal em 100% do valor. Posteriormente, o produtor recebe o subsidio.

Anton informa que a adequação é um ajuste a lei de incentivo. Anteriormente, a prestadora de serviço emitia a nota, dava o desconto ao produtor e depois o Município pagava os 25% para a empresa. “Se a lei é de incentivo ao produtor, não podemos depositar o recurso para as empresas”, esclarece.  Faz questão de reforçar que o incentivo continua em até R$ 600,0 por NIRF – Número de Inscrição na Receita Federal, ou seja, por bloco de produtor rural. Até o momento, duas empresas se credenciaram para a realização destes serviços: A Delavy Terraplanagens e Albarello Terraplanagens. Os pedidos podem ser feitos diretamente na Secretaria da Agricultura ou via telefone.

O foco inicial dos trabalhos da Secretaria esteve voltado para o auxílio no fechamento dos locais de silagem. “Devido à grande produção da bacia leiteira no município e o elevado volume de silagem de milho confeccionada pelos produtores rurais, auxiliamos no fechamento da silagem”, argumenta Anton. Ele explica que são duas máquinas Retroescavadeiras atuando diretamente nas propriedades rurais, que necessitam do serviço.

Genésio elogia o espirito empreendedor e a força de vontade dos agricultores do município, que realizam altos investimentos em tecnologia, sementes e insumos. Por esta razão, entende ser um compromisso do poder público oferecer uma contrapartida, especialmente neste período em que a confecção de silagem ocorre em larga escala no interior. “A Administração Municipal e a Secretaria da Agricultura se preocupam muito com a questão da confecção de silagem por parte dos produtores. Entendemos que este é um dos principais alimentos do rebanho leiteiro, com alto custo de produção”, ressalta Anton. O vice-prefeito, que responde pela Agricultura do Município, demonstra alegria com os resultados da safra de milho, obtidos pelos produtores rurais.

Genésio projeta o incremento de outros serviços ao longo ano. Cita, entre eles, o preparo de terraplanagens para construções de aviários e chiqueirões, além de salas de ordenha e trato ou ‘‘compost barn’’, que estão programados no município.