Vitus Ritter projeta 2019 com muitas atividades na Secretaria da Saúde

O ano de 2019 será marcado por uma série de atividades na Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo em período de férias, diversas ações foram desenvolvidas, em relação ao atendimento à população.

Contratos com prestadores de serviço já foram renovados ou lançados novos editais para contratação ainda em final de dezembro passado, pelo setor de licitações da Administração Municipal, o que permitiu dar continuidade de atendimento aos munícipes, já desde o início de janeiro.

O Secretário Vitus Ritter comenta que foram contratados, através de credenciamento, dois laboratórios para realizar análises clínicas, onde o município oferece gratuitamente 66 tipos de exames. Pela mesma modalidade foi contratado mais um fisioterapeuta e uma médica ginecologista.

Vitus destaca também o Programa de Próteses Dentárias, que contempla totais e parciais. A previsão é de que 240 pacientes sejam chamados durante o ano. Ele ressalta a renovação do contrato com Hospital de Itapiranga para realizar partos, evitando deslocamento das gestantes até Regional de São Miguel do Oeste. “Para diminuir as filas de espera do SUS, realizamos contratação de clínica que presta serviço de ressonância magnética, mamografia e densitometria óssea, que serão custeadas com recursos próprios”, enfatiza.

No atendimento da demanda de cirurgias eletivas, muitos pacientes estão inscritos em filas de espera nos hospitais de referência do Estado. A Secretaria da Saúde do Município está retirando esses pacientes da fila, onde aguardam por anos, e realizando cirurgias de cataratas, pterígio, ortopédicas, através de mutirões e com recursos próprios. “Nas próximas semanas, um novo edital será lançado para contratar um prestador para realizar também cirurgias na especialidade de otorrinolaringologia (adenoide, desvio de septo, amidalas), que também serão custeadas com recursos do Município”, explica o Secretário.

Vitus reforça que os profissionais do NASF (Núcleo de Atenção à Saúde da Família) mantêm atividades com grupos prioritários, como diabéticos, hipertensos, gestantes, fumantes, idosos e crianças. Três médicos estarão atendendo no Centro de Saúde, além dos que atendem junto ao Hospital Santa Casa Rural. No setor de TFD (Tratamento Fora de Domicílio), além da contratação de empresa para transporte terceirizado, a Secretaria dispõe de 7 veículos, incluindo duas ambulâncias novas. O Secretário aproveita para lembrar que no dia 21 de março, será realizada a Conferência Municipal da Saúde. “É um momento importante em que a população poderá participar para propor propostas, opinar, sugerir sobre a Saúde. As propostas aprovadas pela plenária, serão encaminhadas para a Conferência Estadual”, ressalta Vitus.

Além desta vasta demanda de ações, o Setor mantém uma rotina de encaminhamentos diários aos munícipes que necessitam de atendimento junto ao Centro de Saúde.