Rede Municipal oferta formação continuada aos servidores

Com o objetivo de atender o disposto na Meta 13 do Plano Municipal de Educação e prevendo a obrigatoriedade de adequar os currículos à nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a Secretaria Municipal de Educação de São João do Oeste está oportunizando formação continuada a todos os profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino: professores, técnicos, auxiliares, Direções, Serventes e estagiárias.

O trabalho de formação teve início no retorno dos professores, no dia 04 de fevereiro, e conta com a orientação da professora Elaine Schuck Rambo, que já atuou na Rede de Ensino de São João do Oeste na formulação da Proposta Pedagógica da Creche e da educação infantil.

O foco da formação pela nova BNCC também norteou os trabalhos do dia 05 de fevereiro e no dia 04 de março, véspera de Carnaval, sob a orientação da Coordenadora Pedagógica Teresinha Staub, os docentes, direções, auxiliares e estagiárias deram continuidade ao estudo dos conteúdos, habilidades e competências previstos pela nova Base.

No dia 05 de fevereiro, também foi oportunizada uma formação para as Serventes e Merendeiras das escolas. No período matutino, foi trabalhado o tema “Relacionamento Interpessoal” pela Psicóloga Telma Corti e no período vespertino a temática abordada foi “Segurança alimentar nas escolas” com a Veterinária Daniela Flores.

No dia 06 de fevereiro, no período matutino, todos os Servidores da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes participaram de uma reunião com a Secretária Silvane Baumgarten, que repassou a todos os informes gerais sobre o ano de 2019 e a partir das 09h30min participaram da Palestra com Plauto Mendes que abordou o tema “Práticas docentes: Quem ensina! Quem aprende”.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento muito importante para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral. Ela tem como função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

A Secretária Silvane enfatiza que “a Base é um documento extremamente importante para definir um parâmetro educacional para as escolas. Contudo, também trará alguns desafios e dúvidas no período de adaptação, entre eles a implementação do documento, garantindo que saia do papel e chegue até a sala de aula, por isso, essa capacitação é tão relevante”.

Ainda visando a formação continuada dos Servidores, a Secretaria de Educação está oferecendo a oportunidade de participação na Jornada das Licenciaturas da UCEFF aos Docentes e Serventes.