Prefeito em Exercício avalia período a frente do Executivo

Genésio Anton esteve à frente do Executivo Municipal nos últimos 15 dias. O prefeito Fernando Bisigo repassou o cargo pelo período de 14 a 28 de janeiro. Genésio comenta sobre a alegria de conduzir as ações, ressaltando a continuidade do trabalho que vem sendo feito pela atual Gestão.

Entre os destaques, ele cita uma reunião entre os responsáveis pelo Setor de Contabilidade e Obras, a fim de regulamentar a aquisição de cascalho, para manutenção das estradas, junto aos agricultores. Anton explica que os interessados em fornecer cascalho para o Município, deverão efetuar um Credenciamento na Prefeitura. Com esta sistemática, a ideia é ampliar o número de cascalheiras, evitando a falta de material nas demandas da Secretaria de Transportes e Obras.

Na Secretaria de Agricultura, diversas ações foram encaminhadas. Como Prefeito em Exercício, Anton ressalta a importância do setor para a economia do município. Durante o período, foi encaminhada a licitação de sêmen dentro do Programa de Melhoramento Genético nas raças leiteiras. Para as raças de corte, Genésio explica que o foco não é o melhoramento genético do rebanho, mas sim, na finalidade de produzir animais com boa carcaça para o abate. Ele comenta ainda o início do Programa de Abastecimento de Nitrogênio, para os produtores, citando a grande economia feita pela aquisição do produto via Consórcio da AMEOSC, o CONDER. “Ano passado, o Município pagou R$ 2,90 por litro e este ano o valor caiu para R$ 1,50/L. É uma redução significativa, ainda mais tendo em vista, que o Município, em outros anos, já chegou a pagar R$ 5,23 por litro”, revela Anton.

Outra situação encaminhada foi a implantação de um Horto Medicinal, nas terras do Hospital Santa Casa Rural, em uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Pastoral da Saúde, Hospital, Secretaria de Saúde e Epagri. O objetivo principal, segundo Anton, é futuramente usar os chás produzidos no Horto, nos tratamentos feitos na saúde pública.

No setor da Água, Genésio enfatiza que situações pontuais foram solucionadas, melhorando o abastecimento de alguns locais na cidade. Genésio manteve uma intensa Agenda de atividades rotineiras, no dia a dia da Administração, dando fluxo aos trabalhos e continuidade nas ações implementadas pela atual Gestão, agradecendo ao Prefeito Fernando, a oportunidade concedida. Fernando Bisigo retorna ao cargo na manhã desta terça-feira, 29/01.