Prefeito em exercício participa de reunião sobre implantação de projeto que visa recolher animais mortos nas propriedades

A Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga reuniu na tarde de quinta-feira, 14, os conselheiros de desenvolvimento regional (CDR). O encontro trimestral aconteceu na câmara de vereadores de Tunápolis.

O prefeito em exercício, Genésio Anton, representou o município de São João do Oeste no encontro, uma vez que o titular Fernando Bisigo está em viagem oficial, pleiteando recursos e encaminhando projetos para investimentos futuros. O tema central foi a discussão de soluções ambientais no que envolve a concessão de licenças e a implantação de projeto que visa recolher animais mortos nas propriedades rurais. Sobre este assunto, Anton comenta que caberá ao município criar a lei que regulariza a questão, bem como, a dotação orçamentária para viabilizar o pagamento a empresa, que fará a recolha dos animais. “Atualmente o município faz o enterro de animais e cobra do agricultor cerca de 40% do custo efetivo. Na modalidade de recolha, este mesmo percentual continuará valendo, sendo de responsabilidade de cada produtor”, explica.

Dois servidores da prefeitura de Chapecó ligados a diretoria municipal de Meio Ambiente atenderam ao convite da ADR e apresentaram a sistemática implantada naquele município e que possibilita a emissão mais rápida de licenças ambientais para atividades rurais, florestais, urbanas e industriais, mediante convênio com a Fundação do Meio Ambiente (Fatma). A explanação também teve participação de servidor da Fatma de São Miguel do Oeste.

O Conselho de Desenvolvimento Regional é integrado pelos prefeitos, presidentes de câmaras municipais e mais dois integrantes da sociedade civil dos cinco municípios da regional de Itapiranga. O mesmo reúne-se a cada três meses.