Notícias

São João do Oeste desenvolve Campanha “Outubro Rosa”

   O movimento conhecido como ‘‘Outubro Rosa’’, surgiu para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

   Em São João do Oeste, diversas atividades alusivas ao ‘‘Outubro Rosa’’ estão previstas. Conforme a enfermeira Celina Lasarotto Grasel, durante este mês, as Agentes Comunitárias de Saúde estarão efetuando o rastreamento das mulheres, com idade entre 25 a 59 anos, que não realizaram o exame preventivo nos últimos dois anos. Celina explica que, segundo as diretrizes brasileiras, o exame de Papanicolau deve ser disponibilizado às mulheres com vida sexual ativa, prioritariamente àquelas da faixa etária de 25 a 59 anos, definida como a população-alvo. “Essa faixa etária é justificada por ser a de maior ocorrência das lesões pré-malignas de alto grau, passíveis de serem efetivamente tratadas e não evoluírem para câncer”, comenta.  É o recomendando que ocorra o Rastreamento de câncer de mama bianual, por meio de mamografia, para mulheres entre 50 e 74 anos.

   Com o intuito de repassar mais informações sobre o tema, está prevista uma palestra para esta quinta-feira, 05, para as mães de alunos que frequentam a APAE. O encontro será na ASJOESTE, com início às 13h30min.

   O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.