Produtores podem solicitar exames de “genotipagem’’ em animais da raça holandesa

A bovinocultura leiteira é imprescindível para a economia local e regional. No município de São João do Oeste, por exemplo, foram comercializados mais de 51 milhões (51.835.380) de litros de leite no ano de 2016.  A quantidade gerou uma cifra superior a R$ 68 milhões, representando 26,91% de todo movimento econômico agropecuário do município.

O melhoramento genético do gado leiteiro, ao longo dos anos, é um dos fatores que contribuem significativamente para o aumento da produção. Diante disso, a Secretaria da Agricultura estará disponibilizando aos produtores de leite que trabalham com a raça holandesa, a realização de exames de “genotipagem”. Este exame tem como objetivo saber a realidade genética que há no rebanho de cada propriedade, bem como, as características a serem melhoradas. “Os interessados podem vir até a Secretaria da Agricultura, que os encaminhamentos serão feitos pelo Médico Veterinário Élio Ravazi de Oliveira”, explica o Secretário Genésio Anton.

O melhoramento genético vai aperfeiçoando as características dos animais, foca na produção de leite com alta qualidade, longa vida produtiva, reduz problemas reprodutivos, aumenta a resistência a doenças e permite uma conversão alimentar eficiente, o que obviamente aumenta a qualidade e a quantidade de leite produzido.  A genotipagem ocorre somente com animais da raça holandesa.