São João do Oeste comemora 26 anos de Emancipação Político Administrativa

O 26º aniversário de emancipação político administrativa de São João do Oeste foi comemorado em grande estilo na terça-feira, dia 12 de dezembro. Promulgado município pela lei estadual 8.475, de 12/12/1991, ao longo dos 26 anos, São João do Oeste registra expressivo crescimento, movido pela força da agricultura e do agronegócio, bem como, pela Indústria e Comércio. Nos últimos anos o turismo ganha cada vez mais espaço, com diversas atrações, que vão desde o Parque de Águas Termas São João, a maior Igreja em Madeira da América Latina, Praça, Museu, Parque Poliesportivo, paisagens naturais e propriedades rurais aptas a receber visitantes.

As festividades deste ano ocorreram na Praça da Matriz, reunindo grande número de munícipes. A programação iniciou com uma mateada, com a colaboração de integrantes do Clube do Cavalo Otto Veit. O Grupo de Flauta “Gold Flöte”, coordenado pelo professor Ademar Meurer e o Grupo Vocal Gold Stimmen, pelo maestro Henrique Drebel, realizaram belas apresentações. O Padre Hugo Mentges fez a bênção especial ao município.

Em seu pronunciamento oficial, o prefeito Fernando Bisigo ressaltou a importância do município no cenário regional, estadual e nacional, obtidas com muito trabalho e empenho dos munícipes e de todas as Administrações que comandaram São João do Oeste. “Destaque em alfabetização, Capital Catarinense da Língua Alemã, 21º lugar no estado de SC em Movimento Econômico Agropecuário e isto nos orgulha muito”, enfatizou. Bisigo relembrou o início do município, em nome do primeiro prefeito Ottmar Schneiders, evidenciando o trabalho feito por todas as gestões.

Após os pronunciamentos, foi feito o corte oficial do bolo de 26 metros, sendo servido a toda população. A programação prosseguiu com música ao vivo, onde a confraternização ocorreu em clima de muita amizade e descontração.

A EMANCIPAÇÃO

No dia 14 de julho de 1990, 191 pessoas se reuniram e criaram a Comissão Pró-Emancipação, que passaria a conduzir os trabalhos. Esta comissão ficou assim composta: Presidente: Ruben Grasel –  Vice-presidente: Baldo Pedro Grasel – 1º Secretário: Alcidio Meier – 2º secretário; Hugo Theobaldo Bracht – Tesoureiro; Roberto Rasch – Conselho: Egon Stülp, Rudi Aloísio Rasch, José Schneider – Suplentes: Elton Gauer, Ronaldo Welter e José Irineu Kerkhoff.

A Comissão Emancipadora, em um prazo de apenas 04 meses, realizou 56 reuniões nas comunidades, para convencer a população das vantagens da emancipação do distrito de São João. Após o trabalho de conversas e reuniões, era hora de a população ir às urnas, em forma de plebiscito. A maioria absoluta vou a favor da emancipação. São João do Oeste foi criado pela lei estadual nº 8.475, do dia 12 de dezembro de 1991. A instalação aconteceu no dia 1º de janeiro de 1993. A primeira administração municipal foi fruto de um consenso entre todos os partidos.