Empresa inicia recolha de animais mortos nas propriedades rurais

A partir desta quarta-feira, 31/01, não irão mais ocorrer enterros de animais nas propriedades rurais de São João do Oeste. Preocupada com os danos que podem ser causados ao Meio Ambiente, em virtude do descarte incorreto de animais mortos, o município está participando do “Projeto Recolhe”. Esta iniciativa visa o correto recolhimento, transporte e destinação das carcaças de animais mortos nas propriedades rurais. As recolhas serão realizadas de segunda a sábado.

Conforme o prefeito em exercício, Genésio Anton, o projeto garante mais segurança sanitária e também vem regulamentar a destinação das carcaças de animais mortos. Além disso, legaliza a situação que envolve desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento das mesmas.

Será feita a recolha de bovinos, bubalinos, equinos e suínos (acima de 70Kg). O produtor rural deve entrar em contato diretamente com a empresa responsável. Anton explica que no caso dos bovinos, no momento da solicitação do serviço, o produtor deve informar o número do brinco. Porém, deverá deixar a identificação no animal, ou seja, o brinco não pode ser removido.

Após a coleta e transporte, as carcaças são enviadas à uma unidade processadora, a qual transforma o material recolhido em óleo para biodiesel e farinha para fertilizantes. A coleta e transporte serão realizados pela empresa Transporte e Coleta Previatti Ltda ME, situada na Linha Central, município de Cunha Porã-SC, único estabelecimento autorizado pela CIDASC a realizar a atividade.

O custo total para a recolha de bovinos, bubalinos e equinos será de R$ 100,00, porém, deste valor o produtor precisará pagar somente 40% (R$ 40,00), pois o restante será custeado pelo município. No caso dos suínos, o custo será de R$ 10,00 por carcaça, onde o produtor também pagará somente 40% (R$ 4,00). Anton sugere aos suinocultores, que antes de solicitar o serviço, entrem em contato com sua empresa integradora para solicitar a liberação.

Os telefones para contato são (49) 9 9968-1976 e (49) 9 9923-8885.