Notícias

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Evento alusivo à data será sexta-feira em São João do Oeste

  A Secretaria de Saúde e Promoção Social juntamente com o CRAS, a Coordenação dos Idosos, o ESF 01 e 02 e a equipe da Saúde da Família, preparam evento alusivo ao Dia da Mulher. A programação denominada de “Mente Renovada –  Mulher Transformada”, será no dia 09 de março, sexta-feira, com início às 14 horas no auditório da Feira Livre Municipal.

  Entre os destaques do dia, haverá a palestra com Adélia Schmitz, integrante do Movimento das Mulheres Camponesas, com histórico de lutas por direitos e melhor qualidade de vida no campo e na cidade.

  Haverá também uma roda de conversa com participação de profissionais da Secretaria de Saúde. O Dia Internacional da Mulher desperta para o debate de questões importantes da mulher e a necessidade de maior participação nas ações e decisões que influenciam no dia a dia. Todas as mulheres estão convidadas para participar da programação.

 

História e Origem do Dia Internacional da Mulher

 O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países. A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

  De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país. 

  No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação que contou com mais de 90 mil russas ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, porém, somente em 1921 que esta data foi oficializada.

  Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1977. Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.