Movimento Econômico de São João do Oeste cresce e alcança cifra superior a R$ 351 milhões

Fundamental para expressar ao poder executivo e legislativo, como também para a sociedade em geral, a realidade do município, o relatório do Movimento Econômico enumera as principais informações sobre São João do Oeste, com destaque para o setor agropecuário, indústria, comércio, energia, telecomunicações e transporte. O Diretor Responsável, Roberto Rambo, destacou durante a apresentação dos números, que o propósito do relatório do “Movimento Econômico de São João do Oeste” é demonstrar a importância dos dados para o desenvolvimento e os futuros investimentos no município. Os dados foram entregues oficialmente ao prefeito Fernando Bisigo e ao Secretário da Agricultura, Genésio Anton.

O relatório apresenta ainda, índices sobre as duas principais transferências constitucionais que os municípios têm direito, confrontando o FPM com o ICMS, mostrando a sua importância no desenvolvimento e progresso do município.

MOVIMENTO AGROPECUÁRIO

A economia de São João do Oeste está baseada na agropecuária, com destaque para a suinocultura, produção de leite e avicultura, atividades que destacam pelo valor gerado. Altos valores são investidos para a modernização dessas atividades, sendo assim, ano após ano a agropecuária vem aumentando sua importância no cenário. Trata-se de uma economia consolidada, mas que sofre com os preços praticados. O exemplo de 2017 são os produtores de leite, que sentiram os impactos negativos da queda do preço, principalmente no segundo semestre do ano. A oscilação nos preços, aliada a instabilidade climática, refletiu-se em números inferiores ao ano base 2016. O total do Movimento Econômico Agropecuário de 2017 foi de R$ 246.780.491,68, sendo R$ 7.054.228,56 a menos que em 2016, quando alcançou a cifra de 253.834.720,24. Apesar da redução de 2,78%, o setor agropecuário continua respondendo por 70,17% do total de todo movimento econômico de São João do Oeste.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

A Indústria, Comércio, Transportes e Telecomunicações registrou significativo crescimento, passando da cifra de R$ 92.312.570,42 em 2016 para o valor total de R$ 104.898.888,37 em 2017. Isto representa um aumento de R$ 12.586.317,95, ou seja, 13,63% maior. Os investimentos por parte do setor, aliado ao crescimento do turismo, são os principais fatores para o aumento.

São João do Oeste recebe anualmente em torno de 75 mil turistas, o que reflete diretamente no comércio local. Neste relatório, a Indústria, Comércio, Transportes e Telecomunicações representa 29,83% do total do movimento econômico municipal.

RESULTADO GERAL

O Movimento Econômico de São João do Oeste em 2017, somando o setor Agropecuário, a Indústria, Comércio, Transportes e Telecomunicações registrou o montante total de R$ 351.679.380,05, sendo R$ 5.532.089,39 superior ao ano base 2016, quando foi de R$ 346.147.290,66. Crescimento de 1,6%.

FORMA DE APURAÇÃO

A apuração do valor adicionado da indústria, comércio, transportes, telecomunicações e energia é diferente da apuração do valor adicionado agropecuário. A legislação de Santa Catarina determina que a apuração do Valor Adicionado seja feita da seguinte forma:

– Agropecuário: 100% das vendas dos produtores rurais;

– Empresas do Simples Nacional: 32% de todas as saídas;

– Empresas de apuração normal: A diferença entre as saídas e entradas;

– Transportes: 80% do valor do frete intermunicipal, após a apuração das despesas;