Notícias

Realizado encontro do Programa “Cuidar de Quem Cuida”

  Na tarde de segunda-feira 23, foi realizado encontro do Programa “Cuidar de Quem Cuida”. Bom número de participantes marcou presença no auditório da Feira Livre Municipal.

  A Assistente Social, Cláudia Lenz, fez a abertura do encontro e ressaltou a importância da tarefa desenvolvida pelas pessoas que dedicam grande parte de seu tempo para bem cuidar de outras. “Cuidador é um ser humano de qualidades especiais, manifestadas pelo forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de adoção. O cuidador é a pessoa, da família ou da comunidade, que presta cuidados à outra pessoa de qualquer idade, que esteja necessitando de cuidados por estar acamada, com limitações físicas ou mentais, com ou sem remuneração”, explica.

  Cláudia destacou que o programa teve início em setembro de 2010 e o encontro desta segunda-feira, foi o trigésimo realizado ao longo dos anos.

  Além do aprendizado coletivo, a finalidade é discutir as dificuldades que o cuidador enfrenta no seu dia a dia, sobre como a rotina de cuidar de alguém o isola de seus amigos, vizinhos e outras pessoas que antes faziam parte do seu convívio social, e também sobre porque progressivamente ele/ela vai abdicando das suas atividades de lazer e até da sua própria individualidade.

  Durante o encontro de segunda-feira, o Pároco Pe. Hugo Mentges conversou com o público e deixou uma mensagem de confiança e otimismo aos cuidadores. O encontro teve também a participação de Irineu Kerkhoff, que juntamente com o público, interpretou algumas canções, alegrando o ambiente e a todos os presentes.