Produtores de leite recebem resultado dos exames de Genotipagem

Os bons resultados da bovinocultura leiteira de São João do Oeste, são fruto do trabalho árduo dos produtores rurais e de programas municipais de incentivo à produção, que ano após ano, tornam-na mais forte e destacada.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Agricultura viabilizou no final de 2017, a realização de exames de genotipagem, em fêmeas da raça holandesa.  Segundo o secretário de Agricultura, Genésio Anton, com este trabalho buscou-se o aumento de produção e da capacidade reprodutiva, características iminentes que melhoram o desempenho e aumentam a renda do produtor no campo.

A coleta foi realizada em 200 novilhas, de 25 propriedades do município.  O material colhido em cada animal foi enviado para Laboratório especializado na França, ainda no final do ano passado. Na última semana, o resultado oficial dos exames foi entregue aos produtores de leite.

Genésio explica que o trabalho foi acompanhado pelo Médico Veterinário Élio Ravazi de Oliveira e pelo Gerente Técnico da empresa Embriosêmen do Brasil, vencedora da licitação da genética da raça holandês, Ronaldo Luis Tonin. Com o resultado em mãos, os produtores terão noção exata das características do seu rebanho, potencialidades e eventuais pontos a serem melhorados.

O melhoramento genético do gado leiteiro tem como objetivo produzir uma vaca com genótipo adequado e máxima produção de leite em relação ao ambiente a que ela está submetida. Estes “genótipos” devem ser combinados de maneira a aumentar a frequência dos genes favoráveis a expressão da característica com alta intensidade.