Estagiárias desenvolvem oficina sobre o tema “economizar: objetivos, metas e desafios”

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

É essencial perceber a importância de um pedagogo tanto em meio escolar como empresarial, pois ele trabalha e media com um conjunto de ações que são próprios do ser humano. Libâneo (20008, p.38) afirma que o pedagogo é “[…] um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos para atender demandas socioeducativas de tipo formal, não-formal e informal, decorrentes de novas realidades”.

Em vista disso, entende-se que o pedagogo é um profissional com possibilidade de mostrar seus conhecimentos de diversas maneiras, para tanto é lhe dado a oportunidade de realizar práticas tanto em espaços escolares como em espaços não-escolares, incluindo empresas e outras instituições.

Desafiados pela orientadora Alexandra Franchini Raffaelli, da disciplina de Estágio Supervisionado IV – espaços não escolares, da instituição do Centro Universitário Fai de Itapiranga do curso de pedagogia, aceitou-se o desafio, para mediar conhecimentos em um espaço não escolar.

Com a proposta lançada, realizou-se o convite ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – Família Cidadã, em conversa com a coordenadora do local Cristiane dos Reis, que por sua vez aceitou o desafio em acolher as estagiárias dentro do espaço, da qual foi disponibilizada a turma que foi supervisionada pela Anelise Kaufman. Desse modo, o objetivo da oficina, com tema central “economizar: objetivos, metas e desafios” proporcionou resultados surpreendentes.

Vale ressaltar que atualmente tem-se a necessidade de abordar e enfatizar sobre a economia. A oficina que foi mediada nesses conceitos e saberes foi com adolescentes entre a idade de 06 a 13 anos. É importante destacar que os mesmos frequentam o CRAS- família cidadã. O comprometimento do grupo contribuiu para conceituar a importância da economia que fez parte inclusive dos objetivos propostos. A prática aconteceu no dia 14 e 21 de abril, no turno matutino, no período das 8:00h às 10:00h, totalizando assim 4h de prática.

Pode-se afirmar também, que o objetivo da prática foi criar e recriar possibilidades e aprender a economizar, para que os adolescentes possam ter equilíbrio e responsabilidade na economia familiar. É importante destacar ainda, que o diálogo sobre a importância da economia, aponta métodos de como economizar, bem como refletir em relação ao seu consumo e compreender o que é educação financeira

Percebe-se a necessidade de ensinar e dialogar sobre a importância de planejar, economizar, para estabelecer dessa maneira os devidos valores a serem realizados para que o ato de economizar possa acontecer.

Compreende-se que é preciso conscientizar esses jovens adolescentes e crianças a relação sobre a necessidade de ter um controle ao consumir, porém deve se ter ciência que o consumismo prejudica, pois é importante que se tenha uma vida saudável e com cuidado.

Desse modo, mediar uma oficina quando se fala em pedagogia empresarial por vezes é necessário, assim as pedagogas precisam estar cientes de que é necessário ter um olhar pesquisador e humanizador. Desenvolver-se com êxito, é acima de tudo explorar as competências e habilidades de cada sujeito do grupo, dessa forma há participação e envolvimento.

Com o término desta oficina, as acadêmicas do 7º semestre de pedagogia, registram que estágios assim, aprimoraram experiências acadêmicas, bem como profissional, proporcionam inclusive possibilidades de campos de atuação profissional.

Quer-se registrar um agradecimento pela oportunidade, ao grupo pelo envolvimento, pois tudo isso proporcionou-nos conhecimentos e aprendizagens significativas.

Por todos esses aspectos, é relevante avaliar, afinal é a partir dela que somos capazes de melhorar e ter uma visão ampla sobre a prática. Entende-se que ela permite fazer uma reflexão nos mais diversos olhares. Afinal ter o próprio autoconhecimento é uma tarefa que exige muito de cada pessoa. Pela observação dos aspectos analisados é importante a autoavaliação. Por isso, aproveite hoje mesmo para fazer a sua e tenha um conhecimento maior de quem você é!

Texto: Francieli Bottega Schneider e Vanessa Boufleur

REFERÊNCIAS

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.