Notícias

Sistema regulamenta filas de espera do SUS

  Desde o início do mês de agosto, os municípios estão adotando o sistema de regulação para as filas de espera do SUS. O SISREG, Sistema de Centrais de Regulação, objetiva evitar que pacientes furem a fila, para serem atendidos antes do que outros, que também aguardam atendimento.

  O Secretário de Saúde de São João do Oeste, Vitus Ritter, explica que o sistema atende ao que diz a lei estadual de janeiro de 2017, referente à transparência das filas de espera do Sistema Único de Saúde. A iniciativa foi do Ministério Público, como forma de garantir o respeito aos pacientes que aguardam por algum procedimento, via SUS. “A regulação será somente para a média e alta complexidade e não abrange o atendimento da atenção básica, a exemplo das consultas no Posto de Saúde”, explica Vitus.

  Ritter enfatiza que passam a ser regulados, todos os encaminhamentos feitos pelo SUS no que tange às especialidades. O Secretário lembra que só serão adiantados na fila os pacientes que comprovarem o agravamento do seu quadro de saúde. “O próprio paciente poderá acompanhar pelo site do SISREG a sua posição na fila de espera. Para acessar essa informação, a pessoa deve ter em mãos o seu cartão do SUS e o CPF”, comenta Vitus.