Ex-fumantes confraternizam em 7º encontro municipal

Em maio de 2005 foi implantado no município de São João do Oeste o Programa de Controle do Tabagismo. Na época, sob coordenação da Psicóloga Rosa Maria Kirch Orth, visando a conscientização, prevenção e cessação ao uso de tabaco. Ao longo desse tempo, inúmeros munícipes foram atendidos e tiveram uma melhora significativa em sua qualidade de vida, se livrando do vício do cigarro, causador de tantos problemas de saúde.

Após uma pausa, o Programa foi reiniciado em 2017, com total apoio da Administração Municipal, do prefeito Fernando Bisigo e vice Genésio Anton. Sob a coordenação da enfermeira Celina Lasarotto Grasel e acompanhamento do Secretário da Saúde Vitus Ritter, o programa proporciona tratamento aos fumantes que desejam parar de fumar, com apoio multiprofissional. Os atendimentos são realizados em grupos ou individualmente, de acordo com a avaliação e necessidade do paciente.

No último sábado, 25, foi realizado o 7º Encontro, com o objetivo de integrar ex-fumantes e familiares, bem como, reforçar o propósito em se manterem abstinentes do vício. Foi um momento muito esperado pelas pessoas que obtiveram esta grande conquista: pararam de fumar.

O ex-prefeito Rolf Trebien, presente no evento, destacou a importância do programa, iniciado em sua gestão, no ano de 2005. Ele relembrou o começo das ações e fez questão de valorizar os idealizadores, na pessoa da Psicóloga Rosa Maria Kirch Orth e do secretário da Saúde Vitus Ritter.

O prefeito, Fernando Bisigo, enalteceu a iniciativa tomada pelos gestores públicos que fomentaram o programa no município. Aproveitou também para cumprimentar a Secretaria da Saúde pelo bom trabalho que vem sendo desenvolvido. Por sua vez o Secretário da Saúde, Vitus Ritter, reiterou a importância do programa e de todos os benefícios que este vem trazendo as pessoas contempladas. A coordenadora Celina aproveitou para agradecer a presença de todos. O Programa tem como principal objetivo fortalecer os vínculos, mantendo as pessoas livres do vício de fumar.

Ex-fumantes deram depoimentos, falando dos enormes prejuízos que o cigarro causou em suas vidas. O 7º encontro dos ex-fumantes culminou com um saboroso almoço servido a todos os presentes, que confraternizaram a conquista alcançada e também os muitos anos de vida saudável que tem pela frente, livres do cigarro.

No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.