Dirigentes e coralistas concluem segunda etapa de Capacitação

No último sábado, 10, foi realizada a segunda etapa da Capacitação, oferecida pelo Departamento Cultural, para dirigentes e coralistas de São João do Oeste.

O encontro foi coordenado pelo professor e maestro, Henrique Drebel, que repassou tanto atividades práticas sobre novas formas do canto coral, quanto uma série de informações teóricas. Debateu-se ao longo da Capacitação, formas de tornar o canto coral atrativo para as novas gerações, cuidados com a saúde vocal, técnicas de respiração para o canto, as novas tendências, além do repasse técnico do arranjo do hino do município de São João do Oeste. A letra será mantida, apenas com novo arranjo e nova interpretação, buscando um formato mais contemporâneo.

A Capacitação ofertada, certamente, terá reflexos positivos nas apresentações, performance e nível dos corais de São João do Oeste. Os participantes receberam uma série de dicas e informações, sobre novas tendências, que serão repassadas para os demais integrantes de cada grupo. Cada participante da Capacitação recebeu um Certificado, pela conclusão da Formação, que ocorreu em duas etapas

Atualmente, 11 grupos de canto e corais, estão em atividade no município. Estão constituídos os corais de Cristo Rei, Beato Roque, Jaboticaba, Fortaleza, Medianeira, Ervalzinho, Grupo de Canto Santos Mártires de Beato Roque, Grupo de Canto Renascer de Itacuruçu. Na sede, está ativo o coral Santa Cecília, o Grupo Vozes Masculinas, Grupo de Canto Conexão Vocal, além do grupo Gold Stimmen. Eles participam ativamente de encontros municipais e regionais, bem como, na animação das celebrações.

A Administração Municipal repassa anualmente, um auxílio financeiro para manutenção dos grupos e corais.