Duas escolas de São João do Oeste serão homenageadas pela OCB e Ocesc

O cooperativismo é um modelo econômico que mostra ao mundo a importância do trabalho coletivo em prol de um objetivo comum. É por isso que os Sistemas OCB e Ocesc irão homenagear o trabalho de nove escolas de Santa Catarina, parceiras do Sicoob Creditapiranga, que levou o primeiro lugar na categoria Cooperjovem, do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, realizado no ano passado. A ideia é reconhecer, publicamente, o empenho das escolas em contribuir com a disseminação dos valores cooperativistas e com o fortalecimento da cultura da cooperação.

O evento que ocorre no próximo dia 21 de março, no município de Itapiranga, faz parte da premiação recebida pela cooperativa, por ser parceira na operacionalização do Cooperjovem.

Conheça, a seguir, as escolas a serem homenageadas: Escola Municipal Integral Rural Celestino Forneck (Itapiranga); Centro Educacional Helga Follmann (Tunápolis); Escola Municipal Integral Rural Oscar Puhl (Itapiranga); Escola Municipal Integral Bela Vista (Itapiranga); Centro Educacional São João do Oeste (São João do Oeste); Escola de Educação Básica Cristo Rei (São João do Oeste); Escola Municipal Integral Esperança (Itapiranga); Escola Municipal Funei (Itapiranga); Escola Municipal Rural Santo Antônio (Itapiranga).

O evento

Além da equipe do Sicoob Creditapiranga, são esperados alunos das escolas que ofertam o Programa Cooperjovem: crianças do Ensino Fundamental, com idades entre seis e 14 anos, pais, professores e funcionários das escolas, cooperativas e instituições parceiras, como Secretarias de Educação e Prefeituras.

O público terá a oportunidade de assistir ao espetáculo “Imaginópolis… uma terra encantada, movida pelo poder da imaginação!”, que conta a história de um povo místico que com ajuda de dois cavaleiros atrapalhados lutam contra um terrível dragão destruidor da imaginação. Uma aventura engraçada que valoriza as virtudes e bons sentimentos que devemos cultivar no dia a dia. O espetáculo envolve técnicas de circo, teatro e dança e promete comover adultos e crianças que embarcarão juntos numa viagem a uma terra encantada, onde os livros nascem como frutos em uma grande árvore da vida.

Já estão confirmadas as presenças do superintendente do Sescoop, Renato Nobile, do presidente do Sescoop/SC, Luiz Suzin, do superintendente do Sescoop/SC, Neivo Panho, do presidente do Sicoob Creditapiranga, José Adalberto Michels, e do coordenador do programa Cooperjovem na cooperativa, Gilvane Kern.

Cooperação

“A essência do Cooperjovem é estimular o trabalho colaborativo entre a comunidade escolar, escolas, cooperativas e demais parceiros com atividades baseadas nos princípios e valores do cooperativismo”, disse Geâne Ferreira, gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas da unidade nacional do Sescoop. “Os Sistemas OCB e Ocesc, com destaque para o trabalho do Sescoop/SC, o Sicoob Creditapiranga e as escolas premiadas trabalham para isso: disseminar a cultura da cooperação”, acrescentou.

Sobre o Cooperjovem

O Programa Cooperjovem tem por objetivo ajudar a formar cidadãos mais solidários, participativos e comprometidos com um futuro socialmente justo, democrático e sustentável, sendo uma das principais iniciativas de divulgação e promoção da cultura da cooperação. O Cooperjovem está em 16 estados, em 630 escolas, conta com o apoio de 108 cooperativas e beneficia mais de 120 mil alunos por ano.

Sobre o prêmio

O Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano é uma iniciativa do Sistema OCB. A intenção é reconhecer as boas práticas de cooperativas brasileiras que tenham benefícios comprovados aos seus cooperados e à comunidade onde estão inseridas. Ao todo, são sete categorias: Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperativa Cidadã; Desenvolvimento Sustentável; Fidelização, Inovação e Tecnologia; Intercooperação; e Cooperjovem, a grande novidade da última edição.

1º lugar

O Sicoob Creditapiranga ficou em primeiro lugar por desenvolver o Cooperjovem seguindo as boas práticas de implantação e acompanhamento do programa. Além de ter alcançado resultados efetivos em relação à abrangência, as ações desenvolvidas pela cooperativa podem facilmente serem replicadas e, assim, servirem de exemplo para outras.

Fonte: OCB