VII Conferência Municipal da Saúde será dia 21 de março

A Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com o Conselho Municipal da Saúde de São João do Oeste, prepara a VII Conferência Municipal da Saúde. Segundo o Secretário Vitus Ritter, este ano o tema abordado será “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”.  Ritter destaca que a Conferência será no dia 21 de março, no Auditório da Feira Livre Municipal. A programação inicia com o credenciamento às 13h. A abertura da Conferência ocorre às 13h15min, seguida de apresentação das atividades desenvolvidas pela Secretaria, palestra, trabalhos em grupo, plenária final e escolha de delegados para a Conferência Estadual.

As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância. Por meio dela é possível avaliar a situação e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. Prevista em lei, a conferência deve contar com a representação dos vários segmentos sociais, e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e metas nacionais.

Em resumo, trata-se de uma grande reunião para discutir a saúde das pessoas e o sistema de saúde das cidades, onde governo, trabalhadores e usuários farão propostas para a área.

Todos os munícipes estão convidados para participar da VII Conferência Municipal de Saúde, quinta-feira, dia 21 de março. Pela parte da tarde, o Centro Municipal de Saúde estará fechado.  Em caso de emergência, os munícipes devem procurar o Hospital Santa Casa Rural.