São João do Oeste decreta Situação de Emergência

Na última sexta-feira,13, o Prefeito Fernando Bisigo decretou Situação de Emergência em São João do Oeste, devido ao período de estiagem, que vem ocasionando transtornos no abastecimento de água. De acordo com o Prefeito, desde o dia 23 de agosto vem sendo efetuado o transporte de água da ETA da cidade até a Estação de Beato Roque. No Decreto foram elencados os principais motivos que levaram a Situação de Emergência:

– A estiagem prolongada estende-se há 03 meses, o que tem ocasionado drástica redução de volume de água dos rios, córregos, mananciais, poços e escavados deste município, sendo que muitos destes já se encontram sem água;

– A irregularidade significativa na quantidade e distribuição de chuva no território do Município sendo insuficiente na reposição dos mananciais comprometendo o abastecimento para consumo humano;

– Concorrem como critérios agravantes da situação de anormalidade: o grau de vulnerabilidade do cenário e da população afetada, agravado pela tendência a continuidade da redução das precipitações pluviométricas para o período, comprometendo as reservas hidrológicas e a captação e distribuição do sistema de abastecimento de água, aliado ao grau de vulnerabilidade socioeconômico do município.

De acordo com o Decreto, o parecer da Comissão Municipal da Defesa Civil – COMDEC, é favorável a declaração de Situação de Emergência. O Prefeito salienta que a chuva registrada nos últimos dias foi excelente para lavouras, pastagens e agricultura em geral. Porém, não amenizou a questão de fornecimento de água potável. É importante que a população do Perímetro Urbano colabore, evitando desperdício de água. Está proibido o uso de água tratada para regar grama, hortas, bem como, lavar carros e calçadas. Haverá fiscalização para coibir desperdícios. O Decreto tem vigência de 180 dias.

Confira no anexo, o Decreto de Situação de Emergência: