São João do Oeste comemora 28º aniversário de emancipação político administrativa

O 28º aniversário de emancipação político administrativa de São João do Oeste será comemorado em grande estilo no dia 12 de dezembro. Promulgado município pela lei estadual 8.475, de 12/12/1991, ao longo dos 28 anos, São João do Oeste registra expressivo crescimento, movido pela força da agricultura e do agronegócio, bem como, pela Indústria e Comércio. Nos últimos anos, o turismo ganha cada vez mais espaço, com diversas atrações, que vão desde o Parque de Águas Termas São João, a maior Igreja em Madeira da América Latina, Praça, Museu, Parque Poliesportivo, paisagens naturais e propriedades rurais aptas a receber visitantes.

A programação do dia 12, quinta-feira (feriado em SJO), inicia com a tradicional mateada na Praça. A população está convidada para comparecer na Praça da Matriz, trazer seu chimarrão e prestigiar as atrações que marcam a festividade. Haverá o “Corte do Bolo” e a posterior distribuição ao público presente e apresentações para animar a todos. Também no dia 12 de dezembro, à noite, na rua central da cidade, será realizado o grande Desfile de Natal. Com muitos enfeites, um colorido todo especial, as entidades e grupos envolvidos prometem fazer uma linda apresentação, com música e alegria.

Na sexta-feira,13, será realizado o Baile de Aniversário, no Ginásio Municipal, com escolha das novas soberanas. Oito candidatas estarão concorrendo. A programação da Weihnachtszeit (Tempo de Natal) reserva ainda para o dia 17 /12, a Noite Dançante, 23/12 – Show de Patinação da Associação Rosas do Sul, 24/12 Missa de Natal na Igreja Matriz e dia 31/12 – Festa de Réveillon com show de fogos.

A EMANCIPAÇÃO

No dia 14 de julho de 1990, 191 pessoas se reuniram e criaram a Comissão Pró-Emancipação, que passaria a conduzir os trabalhos. Esta comissão ficou assim composta: Presidente: Ruben Grasel – Vice-presidente: Baldo Pedro Grasel – 1º Secretário: Alcidio Meier – 2º secretário; Hugo Theobaldo Bracht – Tesoureiro; Roberto Rasch – Conselho: Egon Stülp, Rudi Aloísio Rasch, José Schneider – Suplentes: Elton Gauer, Ronaldo Welter e José Irineu Kerkhoff. A Comissão Emancipadora, em um prazo de apenas 04 meses, realizou 56 reuniões nas comunidades, para convencer a população das vantagens da emancipação do distrito de São João. Após o trabalho de conversas e reuniões, era hora de a população ir às urnas, em forma de plebiscito.

A maioria absoluta vou a favor da emancipação. São João do Oeste foi criado pela lei estadual nº 8.475, do dia 12 de dezembro de 1991. A instalação aconteceu no dia 1º de janeiro de 1993. A primeira administração municipal foi fruto de um consenso entre todos os partidos.