2000: Colorado de La. Ervalzinho derrota Guarany nos pênaltis

No ano 2000 foi disputada a 7ª edição do Campeonato Municipal de Futebol. Como aconteceu em 1994, 1995 e 1997, a final seria decidida nas penalidades máximas. Frente a frente, Colorado de La. Ervalzinho e Guarany de Beato Roque. Enquanto o Colorado chegava a sua 5ª decisão e buscava o bicampeonato na oportunidade, o Guarany estreava em finais e pretendia colocar o nome entre os grandes vencedores no município.

No primeiro jogo, em Beato Roque, o Guarany venceu pelo placar de 4 x 1 e construiu uma boa vantagem para a partida de volta, porém, o time perdeu vários jogadores importantes por suspensão, para o duelo final em Linha Ervalzinho. Importante ressaltar que não valia o saldo de gols, ou seja, o Colorado precisaria vencer por qualquer placar para levar a disputa para os pênaltis.

No Jogo decisivo, em um campo bastante molhado em virtude da forte chuva, o Colorado tomou a iniciativa e fez 1 x 0, com gol de Vandro Welter de cabeça. Valdomiro Kemmerich, o Negão, empatou o jogo para o Guarany. Nos instantes finais da partida, Vandro Welter marcou, de pênalti, o gol que levaria a decisão para as cobranças de penalidades máximas. Depois de muitas cobranças e chances de fechar a disputa para os dois times, o Colorado levou a melhor e conquistou o seu 2º título do Campeonato Municipal de São João do Oeste.