1997: Aliança conquista tricampeonato municipal nos pênaltis

A 4ª edição do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de São João do Oeste, da 1ª Divisão, iniciou no ano de 1997, mas a grande final aconteceu no ano seguinte, em 08 de fevereiro de 1998. Outra vez, acirrando ainda mais a rivalidade, Colorado e Aliança decidiram a competição. Era a terceira final consecutiva entre os clubes, sendo que nas duas oportunidades anteriores, um título para cada lado. O Aliança entrou em campo buscando o tricampeonato, pois havia vencido em 1994 e 1995, enquanto que o Colorado de La. Ervalzinho sonhava com Bi.

Em uma das finais mais disputadas de todos os tempos, onde a rivalidade era gigantesca, com os ânimos a flor da pele e jogos com presença maciça de público, o Aliança abriu vantagem ao vencer a partida de ida por 3×1, em casa. Mas na volta, em La. Ervalzinho, teve de tudo: muitos gols, polêmicas, expulsões e mais uma vez o título seria disputado nos pênaltis, como tinha acontecido em 1994 e 1995.

No jogo final, o Aliança abriu 2×0, com dois gols de Deltor Mueller, um de falta e outro de pênalti. Na reta final do primeiro tempo, o Colorado descontou com Jandir Ternus, também em cobrança de pênalti.

Após o intervalo, o Colorado voltou com tudo e pressionou intensamente o Aliança e logo empatou a partida, novamente com o jogador Jandir Ternus: 2×2. A igualdade no placar ainda dava o título ao Aliança, mas faltando pouco mais de 10 minutos para o término da partida, o time da cidade teve seu segundo jogador expulso. Foi aí que o Colorado marcou o terceiro gol com Jair Kuhn de cabeça, virando o jogo para 3×2 e levando a disputa para a prorrogação, pois não havia saldo qualificado.

No começo do tempo extra, mesmo com dois jogadores a menos, o Aliança conseguiu marcar com Márcio Schmitz, de cabeça. A vantagem durou pouco, pois logo em seguida sofreu o empate, com gol de Dirceu Friedrich para o Colorado. O placar persistiu desta forma até o término do tempo extra, levando a decisão para as penalidades máximas. Nos pênaltis, quem levou a melhor foi o time da cidade, que no final de 7 cobranças para cada lado, venceu por 4 x 3 e se tornou Tricampeão Municipal de São João do Oeste. Para o Colorado, foi o segundo vice-campeonato de sua história. Na 3ª colocação do certame ficou o São José de Cristo Rei.