2012: Colorado supera Guarany nos pênaltis e conquista Tricampeonato Municipal

Colorado de Ervalzinho e Guarany de Beato Roque já mantinham uma certa rivalidade no futebol local, principalmente ao fato de serem comunidades vizinhas e terem decido o título municipal em 2000. Em 2012, as duas equipes se reencontraram na grande decisão do Campeonato Municipal da 1ª Divisão, que estava em sua 19ª edição. A rivalidade em campo foi acirrada e o campeonato foi decidido nos detalhes.

O Colorado buscava o Tricampeonato, enquanto que o Guarany tentava o primeiro título. Na partida de ida, em La. Beato Roque, o time visitante venceu por 3 x 1 e abriu boa vantagem. A grande final aconteceu no dia 24 de junho de 2012, sendo que naquela oportunidade foi registrado o maior público de uma decisão de Campeonato Municipal de São João do Oeste. Segundo relatos de pessoas da comunidade, mais de 3 mil pessoas estiveram em La. Ervalzinho, para acompanhar a partida.

O Guarany venceu por 2×0, com gols de Geovan Boufleur e Jair Mueller, levando o jogo para a prorrogação. No tempo extra não houve gol e os pênaltis iriam decidir pela 6ª vez na história, quem levaria a Taça maior do município. Nas cobranças dos tiros livre, o Colorado foi mais eficiente e venceu por 5 x 4, sagrando-se tricampeão Municipal de 1ª Divisão de São João do Oeste.