Notícias

Município abre editais de chamamento público para manutenção das atividades culturais

O município de São João do Oeste, através do Fundo Municipal da Cultura, abriu dois processos de chamamento público, através dos Editais 001/2021 e 002/2021, visando a celebração de Termos de Fomento com entidades da sociedade civil, aptas e com capacidade técnica, para operacionalizar as atividades relacionadas à musicalização e teatro, durante o exercício de 2021.

O Edital 001/2021 tem como intuito a formalização de Termo de Fomento na modalidade cultural de Musicalização. Entende-se por “Musicalização”, as atividades que visem o ensino de música, manuseio de instrumentos musicais, nos diferentes estilos, bem como, acompanhamento e regência de orquestras, bandas e congêneres constituídas no município que não tenham caráter comercial.

O Edital 002/2021 tem como finalidade a formalização de Termo de Fomento na modalidade cultural de Teatro e Artes Cênicas. Entende-se por “Teatro e Artes Cênicas”, as atividades que visem o ensino da interpretação, expressão corporal, criação de cenários e elementos cênicos, bem como, elaboração, acompanhamento e coordenação de peças teatrais a serem produzidas e apresentadas.

As concessões deverão atender as organizações da sociedade civil (OSC) com finalidade estatutária de caráter cultural, cujo objeto da proposta deverá contribuir para a inclusão social e a construção da cidadania, seja pela geração de emprego e renda, seja por meio de ações de fortalecimento das identidades culturais no centro e nas comunidades do município.

Objetiva-se com isso estar oportunizando o retorno das aulas e escolinhas culturais na área do canto, instrumentos musicais e artes cênicas. Nestes elementos, enquadram-se também as ações relacionadas a Orquestra Clave de Sol, Banda de Música, Gold Simmen, dentre outros. Tem-se por meta estar durante o mês de fevereiro estar abrindo as matrículas aos interessados e já no mês de março, dar início às atividades que se mostrarem viáveis e possíveis em frente aos decretos reguladores decorrentes da Covid-19.

Salienta-se que as propostas deverão ser protocoladas pelas entidades, através de plataforma específica na internet disponível no portal do município, no período compreendido entre 02 de janeiro a 05 de fevereiro de 2021.

Dúvidas ou auxílio relacionados ao editais poderão ser obtidos junto ao setor cultural do município.